Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
19ª edição do Dia Internacional da Imprensa do Roto Trade

Roto mostra a sua confiança no futuro

16/12/2024
As vendas líquidas e os lucros mantiveram-se estáveis em 2024 em comparação com o ano anterior
Os fabricantes de janelas nos mercados europeu, norte-americano e chinês estão bem preparados para satisfazer a procura de componentes modernos
Os desenvolvimentos conjuntos de produtos com componentes otimamente combinados geram oportunidades para novas melhorias na envolvente do edifício.
“Nos próximos anos, estão planeadas modernizações para todas as fábricas, bem como a expansão de várias capacidades de produção” – Eckhard Keill, presidente do grupo Roto

“O número de clientes que confiam à Roto a procura da combinação ideal entre ferragens e juntas está a aumentar” – Marcus Sander, CEO da Roto FTT

A Roto Frank convidou mais uma vez representantes da imprensa internacional de janelas e portas para uma nova edição do International Roto Trade Press Day, realizada a 21 e 22 de novembro. Desta feita o encontro teve lugar na sede do grupo em Leinfelden-Echterdingen, nos arredores de Estugarda (Alemanha) e no palácio Schloss Solitude, na cidade alemã. A Novoperfil e a Interempresas Media não faltaram ao evento.

O encontro teve início no dia 21 com uma visita ao centro de produção da Roto FTT, onde foi possível observar o elevado grau de automatização na produção da fábrica e na logística interna e de atendimento ao cliente. Também foi visitado o Digital Innovation Lab, o departamento de pesquisa e desenvolvimento equipado com os mais avançados recursos digitais para o desenvolvimento de novas soluções de produtos e ferramentas virtuais para facilitar o trabalho de clientes e instaladores, bem como o laboratório de testes e inovação de produtos.

Max Thinius, que se define como um futurologista centrado no desenvolvimento social, na sustentabilidade e no mundo dos negócios, proferiu depois uma palestra com a mensagem clara de que não devemos ter medo dos desafios do futuro que nos esperam, seja do ponto de vista económico, social ou político, mas sim aproveitar as oportunidades que eles podem gerar.

O 19º International Roto Trade Press Day realizou-se em Estugarda, nos dias 21 e 22 de novembro
O 19º International Roto Trade Press Day realizou-se em Estugarda, nos dias 21 e 22 de novembro.

‘Hoje. Amanhã. Roto’

A sessão do dia 22 teve início com a intervenção de Eckhard Keill, presidente do Grupo Roto, sobre o tema ‘Hoje. Amanhã. Roto’, onde analisou a evolução do exercício de 2024 para a globalidade do grupo. As vendas líquidas e os lucros mantiveram-se estáveis este ano em comparação com o ano anterior. Em 2023, o grupo atingiu um volume de negócios global de 885 milhões de euros, o que representa um crescimento de um dígito em relação ao ano anterior. Este ano, espera fechar o exercício com um ligeiro declínio de aproximadamente 1%. No entanto, a expansão contínua da carteira de clientes estabelece uma base sólida para que a Roto beneficie da recuperação da dinâmica de renovação e construção nova. Entre 2021 e 2024, 37 milhões de janelas foram substituídas apenas na Alemanha. “Já foram instaladas 37 milhões de janelas com eficiência energética e cerca de 209 milhões ainda precisam ser substituídas, se levarmos a sério a proteção climática”, disse o presidente do grupo.

Eckhard Keill, presidente do grupo Roto, durante o seu discurso
Eckhard Keill, presidente do grupo Roto, durante o seu discurso.

Confiança no futuro

A Roto celebrará o 90º aniversário da sua fundação em 2025. Naquela época, o empresário Wilhelm Frank lançou as bases para a produção em escala industrial de acessórios para janelas. Eckhard Keill recordou que, desde então, a tecnologia Roto tem sido encontrada em gerações de janelas e telhados que são sempre melhores do que os seus antecessores: “há 90 anos, a fé num futuro melhor e nas vantagens da produção industrial levou à fundação da Roto”, afirmou. Essa confiança no futuro levou a marca a criar uma mensagem na qual o grupo proclama o seu trabalho em prol da sustentabilidade e a sua visão otimista do futuro. “Três palavras que representam a responsabilidade que assumimos: 'Hoje. Amanhã. Roto’. Responsabilidade pelo hoje e pelo amanhã. Três palavras que representam também a convicção de que a Roto continuará sempre a fazer melhor no futuro”.

'Combinação perfeita'

Keill afirmou que, tal como a Roto, os fabricantes de janelas nos mercados europeu, norte-americano e chinês estão bem preparados para satisfazer a procura de componentes modernos. Na Europa e na América do Norte a otimização e a automatização dos processos são de enorme importância, tendo em conta a falta de mão de obra qualificada, como explicou o presidente do grupo: “a colaboração nas cadeias de valor está a tornar-se cada vez mais importante para o sucesso económico. Temos de pensar em processos que não terminem às portas das nossas fábricas”. Os desenvolvimentos conjuntos de produtos com componentes otimamente combinados geram novas oportunidades para novas melhorias na envolvente do edifício. A este respeito, a Roto fala sobre a ‘combinação perfeita’. “Alcançar a 'combinação perfeita' no portfólio de produtos, bem como nas relações com fornecedores e clientes, significa fornecer um serviço para um futuro melhor”.

Para os próximos anos, o presidente do grupo prevê para todas as empresas industriais uma maior aceleração dos processos de transformação e uma continuação do alto nível de custos. “Garantir as cadeias logísticas e o fornecimento de energia é um desafio, assim como intensificar a cooperação com os clientes e fazer a nossa parte para o futuro. Mas, no final do dia, há também muitas novas oportunidades. E a Roto está determinada a aproveitá-las. Graças à nossa excelente situação económica estamos em condições de o fazer”, afirma com convicção.

De facto, muitos dos investimentos em tecnologias de produção orientadas para o futuro e serviços de base digital anunciados pela Roto no ano passado foram feitos em 2024. Durante a visita à fábrica de Leinfelden-Echterdingen os especialistas da Roto Frank Fenster- und Türtechnologie (Roto FTT) explicaram o efeito das novas tecnologias na eficiência, fiabilidade e utilização de recursos. Nos próximos anos, estão planeadas outras modernizações para todas as fábricas, bem como a expansão de várias capacidades de produção, anunciou o presidente da Holding. “Então poderão ver porque estamos convencidos de que podemos fazer a diferença com os nossos produtos e serviços no futuro”.

Imagen
No decorrer de 2024 a Roto investiu fortemente em tecnologias de produção orientadas para o futuro e serviços baseados em digital...
No decorrer de 2024 a Roto investiu fortemente em tecnologias de produção orientadas para o futuro e serviços baseados em digital, bem como em logística interna e voltada para o cliente, uma tendência que continuará nos próximos anos.

Concluindo o seu discurso, Keill revelou-se pessimista, admitindo que as administrações alemã e europeia não oferecerão nenhum impulso em 2025 para novas construções e renovações, pelo que as empresas se devem concentrar na colaboração com organizações e indivíduos que partilham a ideia de responsabilidade e ação orientada para o futuro. “Chegou a altura dos empreendedores, dos inventores e dos profissionais. Tudo o que precisamos é da vontade de aprender o máximo possível uns com os outros e trabalhar em colaboração”.

O presidente afirmou ainda que o grupo Roto mantém seu compromisso social e ecológico. “Durante décadas a Roto tem liderado pelo exemplo com fabricação, gestão e construção sustentável. A publicação obrigatória por lei das medidas e dos seus efeitos traz visibilidade à nossa atuação”.

Keill concluiu que o grupo perspetiva o próximo ano com objetivos claros e muito otimismo.

Juntos para um futuro melhor

Seguiu-se a intervenção de Marcus Sander, CEO da Roto FTT, que resumiu os principais números da empresa, sublinhando que “apesar da difícil situação da construção em muitos países, conseguimos expandir ainda mais a nossa base de clientes e ganhar quota de mercado em 2024”. Sander está convencido que o amplo portfólio de produtos da Roto FTT e o alto nível de competência do sistema da empresa continuarão a incentivar mais fabricantes de janelas e portas a trabalhar com a empresa. De acordo com o responsável, o número de clientes que confiam à Roto a procura da combinação ideal entre ferragens e juntas está a aumentar. Além disso, o portfólio da fabricante inclui soluções para produtos de tendência que estão a crescer em todo o mundo. “Neste sentido, estamos otimistas em relação ao futuro”, afirma o CEO da Roto FTT.

Marcus Sander, CEO da Roto FTT, dirigindo-se aos jornalistas convidados para o International Roto Trade Press Day 2024
Marcus Sander, CEO da Roto FTT, dirigindo-se aos jornalistas convidados para o International Roto Trade Press Day 2024.

Conforto, beleza e segurança

A preferência entre arquitetos e consumidores por elementos grandes e fáceis de usar com suporte eletrónico, máxima estanqueidade, proteção contra roubo e sustentabilidade são as principais tendências que se destacam globalmente no âmbito das fechaduras. A Roto FTT é, por isso, um parceiro empenhado das empresas que tornam os edifícios mais bonitos e mais seguros. E, tal como os próprios fabricantes de janelas e portas, projeta ativamente o futuro. Para dar apenas um exemplo, as suas ferragens ocultas são um elemento definidor na construção de janelas orientadas para o design. A maioria das gamas de ferragens pode ser instalada em perfis muito estreitos, mantendo uma vasta gama de aplicações. Muitas delas estão disponíveis para todos os materiais de caixilharia. Se necessário, a empresa também apoia os fabricantes com ferragens e soluções de vedação individualizadas.

Com ferragens ocultas e componentes de proteção do utilizador e antirroubo, a Roto FTT conseguiu uma simbiose perfeita entre beleza e segurança...
Com ferragens ocultas e componentes de proteção do utilizador e antirroubo, a Roto FTT conseguiu uma simbiose perfeita entre beleza e segurança.

Além disso, a Roto FTT oferece várias soluções para portas exteriores, janelas e portas de varanda, tanto para uso seguro como para proteção contra roubo. Sander destacou duas das soluções de proteção contra roubo e utilização na gama de inclinação e rotação Roto NX: “graças à nossa tecnologia TiltSafe a janela cumpre a classe de resistência RC 2 mesmo na posição inclinada. A tecnologia TiltFirst bloqueia a abertura involuntária dos caixilhos das janelas”. Além disso, os sistemas de acesso eletrónico para a abertura de portas da gama Roto Door, bem como o motor da janela, trazem conforto para dentro de casa. “O bom design, o aumento da segurança e a óptima usabilidade são certamente um incentivo para comprar novas janelas e portas”, disse Sander.

Sustentabilidade, fiabilidade e eficiência

Como um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia de ferragens e juntas, a Roto FTT combinou de forma ótima os componentes para obter a máxima estanquicidade, afirmou Sander na sua apresentação. O ‘match’ perfeito entre ferragens e vedantes é uma oferta que atrai clientes em todo o mundo. A combinação optimizada é testada com os sistemas do cliente, a pedido, nos mesmos centros de teste que qualquer produto Roto FTT. A empresa submete todas as gamas de produtos a numerosos testes antes de serem lançadas no mercado e só as apresenta aos clientes se provarem a sua durabilidade e segurança operacional em funcionamento contínuo. Além disso, os clientes beneficiam do desenvolvimento de produtos orientados para a facilidade de montagem e para um processamento económico. Muitos componentes podem ser utilizados para vários tipos de abertura e diferentes sistemas. A eficiência da produção de componentes pode ser continuamente aumentada através da utilização crescente de peças idênticas.

Os investimentos da Roto FTT servem tanto a sustentabilidade como a fiabilidade...
Os investimentos da Roto FTT servem tanto a sustentabilidade como a fiabilidade. Um exemplo é a produção de eletricidade para consumo próprio nas suas unidades de produção.

Os investimentos da Roto FTT servem tanto a sustentabilidade como a fiabilidade, por exemplo, na segurança energética ou em fábricas modernas, disse Sander. A empresa continua a trabalhar na implementação da sua própria produção de eletricidade e ar condicionado. Ao mesmo tempo, estão a ser promovidos numerosos projetos nas fábricas para explorar as possibilidades de aumentar a eficiência através da digitalização e da automatização. “Quer se trate de sistemas de transporte sem condutor ou da utilização de inteligência artificial, a lista dos nossos projetos da Indústria 4.0 é longa”, afirmou o CEO da FTT.

Assumir a responsabilidade

Sander enfatizou ainda que, no futuro, a Roto FTT continuará a atuar com plena consciência da sua responsabilidade para com os seus clientes, parceiros e funcionários. Como uma empresa global, o foco está em fornecer o melhor suporte aos clientes com produtos e serviços relevantes para os seus respetivos mercados. A produção é maioritariamente realizada “local a local”, perto do cliente. A presença global da Roto FTT traz um valor acrescentado para as empresas que procuram abrir novos mercados. “Noto com frequência que, graças a isso, somos vistos como um parceiro de contacto e desenvolvimento global particularmente procurado. A este respeito, estamos também ativamente envolvidos na criação de um futuro melhor”.

Há quase 90 anos que a marca Roto é sinónimo de estabilidade e fiabilidade na indústria de ferragens. Os funcionários estão conscientes deste facto e mantêm a tradição de pensar e agir de forma responsável. Desta forma, os clientes beneficiam de uma parceria caracterizada por um elevado grau de segurança de planeamento e apoio contínuo. “Naturalmente, também assumimos a responsabilidade pelos cerca de quatro mil funcionários da Roto FTT, a quem devemos um dever de confiança para proporcionar segurança nos negócios, respeito e um ambiente de trabalho agradável”, enfatizou Sander. Uma vez que a Roto FTT oferece perspetivas de longo prazo aos seus funcionários, eles estão frequentemente disponíveis para os clientes e as empresas como interlocutores competentes.

A Roto FTT integra sistematicamente a facilidade de montagem nas suas ferragens e sistemas de juntas...
A Roto FTT integra sistematicamente a facilidade de montagem nas suas ferragens e sistemas de juntas. Muitos componentes podem ser usados para vários tipos de abertura e diferentes sistemas, usando peças idênticas.

Presença na BAU

Questionado sobre os planos da Roto FTT para a feira BAU em Munique, em janeiro, Sander prometeu uma apresentação diversificada na Roto City: “para além das inovações em portas e janelas principais de alumínio, vamos mostrar acessórios ocultos para um design de janela puro e moderno. Sistemas de correr altamente estanques e uma nova gama de ferragens apresentada há algumas semanas na Batimat, em Paris, serão os temas principais da gama Roto Patio para a feira. Apresentaremos também a proteção do utilizador e contra roubo com e sem eletrónica. Os vedantes Deventer e a nossa gama de vidros seguros e adequados complementarão a nossa presença na feira. Também mostraremos diferentes aspetos dos selos Ultrafab. A Roto FTT oferece ferragens, vedantes e tecnologia de envidraçamento para elementos de todos os tipos de abertura e materiais de caixilharia, em todo o mundo. Por isso, uma visita à Roto City valerá a pena para qualquer fabricante de janelas e portas”.

A reunião da Roto com a imprensa internacional reuniu cerca de trinta jornalistas
A reunião da Roto com a imprensa internacional reuniu cerca de trinta jornalistas.

Oportunidades para o futuro

Para concluir o 19º Dia Internacional da Imprensa do Roto Trade, Eckhard Keill tomou novamente a palavra para reiterar um apelo que tinha feito no dia anterior aos representantes dos meios de comunicação social, no sentido de divulgarem mais notícias positivas sobre as várias oportunidades e soluções concretas no futuro, considerando que as empresas, os proprietários e todo o setor imobiliário estão a encontrar o seu caminho num mercado energético em mudança. Agora precisam de ainda mais apoio do setor dos componentes. “Juntos, podemos fazer muito para reorientar a atenção das pessoas para o que é viável e acabar com a expetativa de que a administração pública irá liderar o caminho”, sublinhou o presidente da Roto.

“Todos nós temos a capacidade de fazer a nossa parte para tornar as coisas um pouco melhores. Contribuir para a sustentabilidade é algo que podemos fazer nas nossas empresas para melhorar o mundo. Esperar não é uma opção, todos nós podemos ser ativos nas nossas vidas e nas nossas empresas. Como indivíduos, podemos construir o futuro. ‘We go Further’, como resume o lema da Roto”, concluiu.

Eckhard Keill no encerramento do International Roto Trade Press Day
Eckhard Keill no encerramento do International Roto Trade Press Day.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    03/02/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial