João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal, explica que “a participação na Concreta consolidou os insights que fomos tendo ao longo do ano, nomeadamente na Tektónica: hoje as pessoas já ouviram falar de Passive House. O nível de informação que têm, e sobretudo o perceber se o que sabem está correto, é o grande desafio agora. Mas o cliente final começa a perceber o grande fator distintivo da Passive House em relação a tudo o resto: é que não é só sobre sustentabilidade ou eficiência, a Passive House é um padrão assente unicamente no desempenho dos edifícios, aplicável a qualquer método de construção. Isso significa que é quantitativo e verificável, garantindo não só poupança energética, mas também saúde e conforto”.
Num espaço que se destacou pela sua programação dinâmica, um dos highlights foi a demonstração diária do teste de estanquidade ao ar (blower door test), essencial no processo de certificação de uma Passive House. As empresas presentes no stand da Passivhaus Portugal na Concreta 2024 foram a 1’61 Janelas Termoacústicas, Airzone Control, Artebel, Caixiplás, Gealan, Homegrid, Itecons, Knauf Insulation, Lortek, Mapei, Persax, Preceram, Rockwool, Rothoblaas, Siber, Soler & Palau e Soudal.
Além das atividades no stand, a Passivhaus Portugal participou em eventos paralelos: no dia 22 de novembro, integrou o Ciclo de Conferências do IEP, num painel sobre “Sustentabilidade na Construção e Obras Públicas”; e no dia 23, promoveu uma sessão sobre os “Grandes Projetos Passive House em Portugal”.
Esta sessão contou com a presença de Pedro Ribeiro, da Danosa, para a apresentação da sede da empresa recém certificada Passive House, e de Luís Gomes, da Câmara Municipal da Maria, para a apresentação da Esquadra da Polícia da Maia. Pedro Ribeiro destacou o facto de termos o mesmo custo “fazendo bem ou mal”, e que se o projeto tivesse sido pensado para ser Passive House desde o início, e não adaptado, possivelmente a obra teria ficado mais barata do que a de uma construção não Passive House.
A 31ª edição da Concreta atraiu cerca de 30 mil visitantes, com um aumento de quase 50% de visitantes oriundos do sul do país, em comparação com 2022. Além disso, a feira contou com a presença de visitantes internacionais de países como Espanha, França, Itália, Brasil, Estados Unidos da América e China.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício