O Swisspacer Ultimate foi utilizado para evitar a formação de pontes térmicas no bordo do vidro.
Swisspacer no edifício eLement em Atenas: perspetivas dinâmicas
Em Atenas ergue-se um novo edifício de escritórios cuja forma em L lhe dá o nome: eLement. O edifício, com certificação LEED, rodeia um jardim mediterrânico e está muito próximo da natureza graças aos seus terraços verdes no telhado. Os vidros isolantes com o perfil espaçador de arestas quentes Swisspacer Ultimate da Swisspacer garantem a elevada eficiência energética das fachadas envidraçadas circundantes.
Um caminho diagonal atravessa o pátio interior e conduz à entrada principal do eLement, situada na curva do edifício de escritórios em forma de L. À direita, o restaurante sob a proteção do seu telhado de betão em consola. ©iorgis Yerolymbos.
O edifício de escritórios eLement, recentemente construído, é um edifício em forma de L num terreno quase quadrado no bairro de Marousi, na periferia norte de Atenas. Um edifício existente no centro do terreno fez com que a forma em L fosse a única solução prática. A forma já estava, portanto, especificada no próprio concurso, que foi ganho pela arquiteta Rena Sakellaridou com o seu projeto dinâmico.
Situação única de entrada
A ideia básica do design é revelada a partir de uma vista aérea: as duas alas do novo edifício de escritórios transparente enquadram o pátio interior verde de uma forma acolhedora. A entrada para o eLemento situa-se no canto mais profundo do L e é acedida através de um caminho diagonal que atravessa a área verde como uma seta. O caminho passa por um pavilhão envidraçado, que alberga um restaurante sob o seu telhado de betão branco, atravessa a parte inferior do edifício de escritórios e abre assim uma passagem livre para as traseiras do quarteirão. Ao manter o rés do chão aberto neste ponto, o arquiteto alcançou dois objetivos de design ao mesmo tempo: criar um passeio público e realçar eficazmente a verdadeira área de entrada principal.
O edifício de 4 a 5 andares tem uma área total de 13.000 metros quadrados com uma área de receção e espaço para escritórios, restaurantes e lojas. O espaço de escritórios flexível pode ser dividido horizontal e verticalmente. ©Yiorgis Yerolymbos.
Fachada móvel
Com o seu projeto, a arquiteta teve a visão de uma fachada etérea que se abre para o pátio interior. A composição das lajes de betão branco brilhante, que marcam os níveis dos pisos e cujas projeções assumem uma forma diferente em cada piso, cria de facto uma imagem dinâmica da fachada, que é apoiada por lâminas verticais de proteção solar que seguem o caminho do sol e evocam reflexos de luz na fachada com a sua pele de alumínio perfurada.
As fachadas leste e sul são completamente transparentes. As grelhas móveis de alumínio perfurado protegem contra o encandeamento: seguem o caminho do sol, filtram a luz e, ao mesmo tempo, permitem uma visão desobstruída do exterior. ©Yiorgis Yerolymbos.
Escritório verde perto da natureza
A eficiência energética, a conservação dos recursos, a funcionalidade e uma infraestrutura verde de primeira classe são aspetos fundamentais do projeto arquitetónico. O edifício eLement foi galardoado com o certificado de sustentabilidade LEED Platinum. O equipamento técnico altamente eficiente do edifício e a seleção dos produtos e soluções de construção utilizados visam a eficiência e a sustentabilidade até ao mais ínfimo pormenor. Os arquitetos paisagistas H. Pangalou and Associates criaram um ecossistema valioso de plantas mediterrânicas autóctones para o pátio público e para os jardins do telhado utilizados pelos inquilinos.
Solução ótima para o vidro
Todas as fachadas do eLement são transparentes. As grandes aberturas do edifício permitem a entrada de muita luz natural no interior e nos locais de trabalho. O envidraçamento do chão ao teto com o Cool-Lite Xtreme da Saint-Gobain, um vidro de controlo solar altamente seletivo com uma relação ótima entre o ganho de luz natural e o isolamento térmico, garante um excelente desempenho em termos de luz natural. O vidro de segurança laminado Stadip Silence também garante um isolamento acústico eficaz da movimentada estrada principal.
O vidro de alto desempenho Cool-Lite Xtreme da Saint-Gobain e a barra espaçadora Ultimate warm edge da Swisspacer garantem tanto o máximo de brilho quanto a proteção ideal contra a penetração indesejada de calor. ©Yiorgis Yerolymbos.
Para evitar pontes térmicas na borda do vidro e aumentar ainda mais a eficiência energética, os arquitetos optaram pelo perfil espaçador de borda quente Swisspacer Ultimate, técnica e visualmente impressionante, para vidros isolantes. É um dos melhores perfis de espaçadores de borda quente do mundo e garante uma excelente eficiência energética para janelas e fachadas. Isto reduz as emissões de CO2 e tem um efeito positivo na pegada de CO2 do edifício. Além disso, minimiza significativamente o risco de condensação e formação de bolor. Para além do seu desempenho funcional, este perfil distanciador impressiona pela sua elegante superfície mate. Com a sua aparência discreta, integram-se harmoniosamente nos projetos arquitetónicos mais modernos, combinando uma eficiência energética muito elevada com uma estética requintada.
Ficha técnica
- Projeto: eLement
- Localização: Fragkokklisias 6, Marousi 151 25, Atenas/GR
- Cliente: Prodea Investments, Atenas/GR
- Arquiteto: Rena Sakellaridou, SPARCH P.C., Atenas/GR
- Arquiteto paisagista: H. Pangalou & Associates, Atenas/GR
- Construção da fachada: Technikal Facade-Constructions, Atenas/GR
- Fabricante de vidro: Mitrogiannis-Tsiamas, Atenas/GRC
- Vidro: Cool-Lite Xtreme 70/30 II, Stadip Silence 44.2, Contraflam 60
- Barra espaçadora: Swisspacer Ultimate
- Conclusão: 2022
- Certificação: LEED Platinum
- Créditos da foto: Yiorgis Yerolymbos