Durante décadas, o clássico desenho de riscas largas marcou a imagem dos toldos. Hoje, por outro lado, vêem-se sobretudo toldos de uma só cor em terraços e varandas. Por vezes com efeitos de trama ou texturas especiais, outras vezes com desenhos modernos às riscas.
Há anos que os tecidos para toldos markilux captam as tendências do mundo da moda e do design de interiores. Foto: markilux.
Este novo visual está de acordo com as tendências monocromáticas que também estão a dominar o mundo da moda e do design de interiores. Durante anos, o fabricante markilux tem vindo a captar as tendências do mercado e a traduzi-las de forma criativa nos seus tecidos para toldos. Ao fazê-lo, as limitações das tecnologias de fabrico devem ser sempre tidas em conta.
De acordo com Annette Busch, designer têxtil da markilux, desde o início dos anos 2000, muitos bens de consumo já tinham adotado um aspeto monocromático e menos apelativo. Desde então, as decorações e os padrões apelativos têm sido reservados sobretudo para temas muito específicos com efeitos de design especiais. Esta tendência de longa data também está presente há anos no mundo dos toldos. “Desde que se tornou possível a utilização mais versátil das cores no processo de produção, o aspeto dos tecidos para toldos alterou-se parcialmente”, afirma Busch.
O design deve permitir a sua realização técnica
Assim, as riscas continuam a estar presentes nos tecidos para toldos. Porque, pelo menos no que diz respeito aos toldos tecidos a cores, existe apenas uma gama limitada de opções de design disponíveis, tanto no próprio processo de tecelagem como no processamento subsequente dos toldos. Anette Busch explica: “para um design moderno e poderoso, é preciso saber exatamente o que é tecnicamente possível e jogar muito bem esta carta. Foi assim que, nos últimos anos, conseguimos dar continuamente vida a novas criações dentro dos limites estabelecidos.”
O design simples cria produtos elegantes
A designer experimentou durante muitos anos as mais diversas técnicas de tecelagem e de coloração. Como resultado, as clássicas riscas foram transformadas ao longo do tempo numa versão mais filigranada, com mais variações e, em alguns casos, mais brilho. Acima de tudo, há muito que se trata de oferecer e desenvolver interessantes desenhos monocromáticos, os chamados “Faux-Unis”, e desenhos texturados. Há anos que estes são muito procurados, uma vez que os bens de consumo discretos e simples têm um efeito mais elegante e de maior qualidade, o que constitui um critério de compra importante para muitos clientes finais.
Anette Busch, designer têxtil da markilux. Foto: markilux.
Captar as novas tendências numa fase inicial
Esta tendência para a elegância e a simplicidade deriva principalmente do design moderno de produtos e interiores, da moda atual e da arquitetura moderna. Começou por se estabelecer nos produtos de gama alta e agora também influenciou os produtos convencionais. “Também nós nos inspirámos nesta tendência globalmente percetível e, após uma cuidadosa reflexão, utilizámo-la nos nossos toldos”, afirma Busch. A designer, que tem um grande interesse por arte e cultura, visita há anos feiras, exposições, museus e grandes cidades na Alemanha e no estrangeiro. “É preciso viajar pelo mundo com os olhos bem abertos para absorver o espírito dos tempos e reconhecer impulsos e influências. É assim que se apanham as tendências desde cedo”, admite.
Com muita criatividade, ao longo dos anos foi criada uma vasta coleção de encerados que, para além dos modernos modelos às riscas, também satisfaz a procura de encerados monocromáticos, em particular, e que é capaz de reagir rapidamente às novas tendências. Foto: markilux.
A marca beneficia de um visual moderno
Estes impulsos dão origem a ideias de design com efeitos especiais nos tecidos e novas composições de cores. Trata-se de uma mistura de tendências com criações próprias exclusivas derivadas das mesmas. “Esta semelhança da coleção de tecidos para toldos com as tendências do design moderno fez com que os clientes finais apreciassem a markilux como uma marca de alta qualidade”, diz Annette Busch. As criações exclusivas da empresa, tais como os “designs visutex”, também alcançam o mesmo efeito. Para poder reagir ainda mais rapidamente às tendências, as lonas da atual “coleção um” são regularmente ampliadas ou substituídas. É o caso da “Edição Pop-Art” com dez novos desenhos em “visutex”. Desta forma, segundo o designer, a coleção mantém-se viva e moderna.
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