Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Este projeto ganhou o Prémio Palmarés Arquitetura Alumínio Technal na categoria 'Habitação unifamiliar'.

Sistemas Technal na Casa en Rojo: diálogo da casa com a paisagem

30/12/2024

GalardoadO com o Prémio Espanhol de Arquitetura 2023 e vencedor do Prémio de Arquitetura Alumínio Technal 2024 na categoria de habitações unifamiliares, o projeto Casa en Rojo conta com as portas de correr Artline da Technal, que criam uma ligação interior-exterior e ajudam a integrar a casa no seu ambiente.

Casa en Rojo, de estudio_entresitio, com sistemas Technal. Foto: Montse Zamorano

Casa en Rojo, de estudio_entresitio, com sistemas Technal. Foto: Montse Zamorano.

A casa unifamiliar Casa en Rojo, concebida e projetada pelo estúdio__entresitio, demonstra um grande esforço para incorporar estratégias que reduzam o seu impacto no local onde se situa: um frondoso pinhal em frente a uma barragem. Assim, e também devido ao declive do terreno, assenta sobre microestacas de aço cravadas no solo, sem praticamente nenhum impacto na superfície, acompanhando a topografia natural e criando um efeito quase levitante.

O desnível existente entre a cota de acesso ao lote e a albufeira, cerca de 20 metros, é graduado em três níveis, concatenando volumes de dimensões semelhantes a diferentes alturas, que ligam os diferentes espaços privados e o público, situado no centro. O resultado é uma geometria diluída na envolvente, difícil de adivinhar. A envolvente da casa é formada por uma pele contínua de madeira pintada de vermelho que se torna permeável para captar a luz e a visão quando necessário.

O desnível existente entre a cota de acesso ao terreno e a albufeira, cerca de 20 metros, é nivelado em três níveis...
O desnível existente entre a cota de acesso ao terreno e a albufeira, cerca de 20 metros, é nivelado em três níveis, através de volumes de dimensões semelhantes a diferentes alturas que ligam os diferentes espaços privados e públicos. Foto: Montse Zamorano.
Do estudio_entresitio, a casa é descrita da seguinte forma: “A Casa en Rojo nasce de uma clara intenção de respeitar a paisagem, a topografia natural e a vegetação existente, propondo uma arquitetura minimamente invasiva”.

Portas de correr Artline da Technal, dimensões máximas e estilo minimalista

A Casa en Rojo tem portas de correr Artline da Technal, concebidas para maximizar a área de vidro transparente, de modo a ligar ao máximo os espaços interiores e exteriores, fazendo com que a casa se integre perfeitamente no seu ambiente. Os seus perfis esguios, ocultos na estrutura, permitem a entrada máxima de luz natural. O sistema de correr Artline destaca-se pelas suas grandes aberturas, já que pode alcançar até 4,5 m de altura. Cada folha pode suportar até 1.200 kg, permitindo a instalação de grandes unidades de envidraçamento.
A Casa en Rojo tem portas de correr Artline da Technal. Foto: Montse Zamorano
A Casa en Rojo tem portas de correr Artline da Technal. Foto: Montse Zamorano.
Apesar das suas dimensões impressionantes, o sistema de correr Artline enquadra-se perfeitamente em qualquer projeto, uma vez que tem um design discreto e minimalista, garantindo ao mesmo tempo um elevado nível de estanquidade. A fachada cortina Geode, também de grandes dimensões e com uma variedade de formas, foi igualmente utilizada na Casa en Rojo. Ambos os sistemas Technal são fabricados com Hydro Circal 75R, o alumínio reciclado pós-consumo certificado da marca, composto por pelo menos 75% de alumínio reciclado de janelas em fim de vida e com uma pegada de carbono de apenas 1,9 kg CO2/kg de alumínio (a média europeia é de 8,63 kg CO2/kg de alumínio). A utilização do alumínio Hydro Circal 75R está em conformidade com o compromisso da House in Red para com as normas sustentáveis. Este facto é demonstrado pela certificação energética A obtida, graças, entre outras técnicas de construção, ao aproveitamento das sombras do pinhal, à garantia de ventilação cruzada, à garantia de ganhos de luz natural e de aerotermia e à utilização de técnicas de redução do consumo de água e de infiltrações naturais.
Imagen
Planta da Casa en Rojo
Planta da Casa en Rojo.
A Casa en Rojo ganhou a última edição do Palmarés Architecture Aluminium Technal na categoria “Habitar_vivienda unifamiliar”. O júri, presidido pelo prestigiado arquiteto Felipe Pich-Aguilera, atribuiu o prémio à “estratégia de implantação num terreno com uma topografia considerável, respeitando-a e valorizando-a, conseguindo integrar-se na paisagem natural existente”. O júri destacou: “A sua configuração escalonada promove uma forte relação com as vistas e a luz natural em todos os espaços da casa, permitindo também a utilização de todos os seus telhados como uma extensão natural do programa de habitação”.
A Casa en Rojo foi a vencedora da última edição dos Prémios Architecture Aluminium Technal na categoria “Habitar_vivienda unifamiliar”...
A Casa en Rojo foi a vencedora da última edição dos Prémios Architecture Aluminium Technal na categoria “Habitar_vivienda unifamiliar”. Fotografias: Montse Zamorano.
  • Projeto: Casa em Vermelho
  • Localização: Cebreros, Ávila
  • Gabinete de Arquitetura: estudio__entresitio
  • Instalador industrial Aluminier Technal: Cerramientos Hontoria
  • Soluções técnicas utilizadas: sistemas de correr Artline, fachadas cortina Geode
  • Fotografia: Montse Zamorano

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    03/02/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial