Manusa tem participado com as suas portas em diferentes projetos de edifícios de alto valor patrimonial.
Instalação de portas automáticas em edifícios históricos
A instalação de portas automáticas em edifícios históricos procura integrar a tecnologia moderna em estruturas do passado, respeitando ao máximo o seu valor arquitetónico e cultural. Estes projetos exigem soluções personalizadas que combinem funcionalidade e estética, mantendo a essência e a singularidade do ambiente em que são implementados.
A Manusa instalou as suas portas automáticas em vários projetos de edifícios históricos, respeitando sempre o valor patrimonial do edifício.
A Manusa, empresa especializada na conceção, fabrico, instalação e manutenção de portas automáticas, desenvolveu diferentes projetos em locais como mosteiros, conventos, igrejas, castelos e outros edifícios de elevado valor patrimonial, tendo em conta que estes locais possuem elementos únicos que devem ser preservados. Estes incluem, por exemplo, arcos, molduras, fachadas, janelas, portas ou pormenores em pedra, que são símbolos da história destes edifícios.
Portas automáticas de acordo com a estética do edifício emblemático
A incorporação de portas automáticas Manusa nestes locais requer que os desenhos não interfiram negativamente com a estética. Para isso, realiza-se a instalação das estruturas que permitem enquadrar as portas automáticas sem alterar a construção original. Os produtos Manusa, fabricados em materiais leves como o alumínio ou o aço tratado, podem ser personalizados para se integrarem no ambiente, conseguindo uma transição harmoniosa entre o antigo e o novo.
A marca instala folhas de vidro temperado que se integram visualmente sem se distraírem da arquitetura circundante. Além disso, nestes locais, os acabamentos metálicos em bronze, ferro ou aço inoxidável são populares e podem ser adaptados para complementar o estilo do edifício.
Tipos de portas automáticas para edifícios históricos
A escolha do tipo de porta automática depende em grande medida do estilo do edifício e da sua utilização prevista. Em edifícios com entradas majestosas, é comum optar por portas automáticas de correr Manusa com uma abertura central ou lateral com folhas transparentes. Este design, além de ser funcional, acessível e sem barreiras arquitetónicas, permite apreciar os detalhes interiores e exteriores do local, mantendo uma sensação de abertura e leveza visual, além de favorecer a entrada de luz natural.
Noutros casos, quando as portas originais têm um valor histórico intrínseco, a Manusa opta por conservar a porta existente, automatizando o seu funcionamento. Desta forma, o carácter original do acesso é preservado, ao mesmo tempo que se proporciona a comodidade de um sistema moderno.
Tanto nas novas portas automáticas como nas portas manuais automatizadas, a Manusa desenha com o objetivo de que os seus operadores sejam compactos e discretos, e que possam ser escondidos em tetos e paredes sem afetar a integridade e a estética do edifício.
As vantagens da instalação de portas automáticas
A instalação de portas automáticas Manusa melhora a eficiência energética do edifício ao controlar melhor o fluxo de ar que entra e sai, conseguindo um maior conforto sem sacrificar a sustentabilidade. Esta vantagem é muito valiosa em hotéis e edifícios públicos, onde o tráfego constante de pessoas exige soluções que otimizem tanto a funcionalidade como a poupança de energia.
A adaptação personalizada e rigorosa de um edifício histórico ao século XXI não só melhora o edifício em si, como também garante que os visitantes possam aperceber-se de todos os pormenores da essência original destes edifícios.