Ceresana publica o seu último relatório com previsões até 2033
Mercado global de materiais de isolamento cresce impulsionado pela eficiência energética
A poupança de energia através da utilização de painéis de espuma rígida à base de petróleo pode parecer paradoxal, mas materiais como o esferovite e o Airpop contribuem para uma poupança de energia superior à utilizada no seu fabrico. Segundo Oliver Kutsch, diretor executivo da Ceresana, “a procura de materiais de isolamento como o PUR, o PIR e o EPS está a aumentar, embora com diferenças regionais significativas”.
A Ceresana publicou o seu quinto estudo sobre o mercado mundial de materiais de isolamento minerais, sintéticos e naturais utilizados na construção. O relatório prevê que o consumo mundial de materiais para isolamento térmico, acústico, do frio e de proteção contra incêndios ultrapassará os 647 milhões de metros cúbicos em 2033.
A crescente popularidade dos materiais renováveis
Os materiais de isolamento feitos de cortiça, cânhamo, celulose ou outros recursos renováveis estão a ganhar cada vez mais interesse, embora ainda representem uma pequena parte do mercado global. Atualmente, a lã mineral - como a lã de vidro e a lã de rocha - lidera a procura global, representando mais de metade do mercado. Segue-se a espuma de plástico, como o EPS (poliestireno expandido), o XPS (poliestireno extrudido), o PUR e o PIR. Estes materiais sintéticos são leves, duráveis e económicos, satisfazendo as normas de construção convencionais. No entanto, os isolantes naturais têm vantagens em caso de incêndio, uma vez que tendem a ser menos inflamáveis e a gerar menos fumo.
Impulsionar a renovação energética
Numa casa unifamiliar dos anos 80, o isolamento das fachadas e dos telhados pode reduzir o consumo de energia em mais de 30%. Por esta razão, muitos países oferecem subsídios estatais para a renovação energética dos edifícios. Embora na União Europeia tenha sido excluída uma obrigação geral de renovação, os Estados-Membros concordaram em reduzir o consumo de energia no sector residencial em 20% até 2035 e em melhorar a eficiência de um quarto dos edifícios não residenciais menos eficientes.
Embora a construção de novas habitações esteja a abrandar em várias regiões, a procura no setor da construção está a ser sustentada por projetos de logística, armazenamento e centros de dados, bem como por novas infraestruturas para hotéis e restaurantes na sequência da pandemia de COVID-19.
Conteúdo do estudo
A nova edição do relatório “Materiais de isolamento - Mundo” da Ceresana inclui:
- Análise do mercado global com previsões até 2033, detalhando a produção, a procura e as receitas por região.
- Informações específicas sobre 16 países-chave, discriminadas por tipos de isolamento, como EPS, XPS, PUR/PIR, lã de vidro e lã de rocha, bem como por segmentos de construção: construção nova, renovação, residencial e comercial.
- Perfis detalhados dos 69 fabricantes mais relevantes, como a BASF SE, Saint-Gobain, DuPont, Rockwool e Kingspan, com dados sobre receitas, produção e áreas de aplicação.