A Hydro e a Northvolt assinaram um acordo no qual a Hydro adquirirá as ações restantes da recicladora de baterias Hydrovolt por 78 milhões de coroas norueguesas. Com esta aquisição a Hydro passa a ter a totalidade do capital da Hydrovolt.
A Hydrovolt está a operar uma das maiores fábricas de reciclagem de baterias de veículos eléctricos da Europa em Fredrikstad, na Noruega. (Foto: Hans Fredrik Asbjørnsen/Hydro)
A Hydro acaba de anunciar uma operação de aquisição no valor de 78 milhões de coroas norueguesas. Valor que será utilizado na compra do capital remanescente da Hydrovolt. Esta é uma uma empresa de reciclagem de baterias e matérias-primas criada em 2020 como uma joint venture 50/50 entre a Hydro e a Northvolt. A Hydrovolt está a reciclar baterias de veículos elétricos e industriais, criando uma solução circular para baterias em fim de vida, recuperando matérias-primas secundárias, incluindo massa negra para a produção de baterias e alumínio para reciclagem.
A Hydro revelou ainda que, desde o segundo semestre de 2024, está a financiar sozinha as operações da Hydrovolt. Face a isto a empresa decidiu explorar ativamente novas parcerias para garantir o financiamento a longo prazo e o crescimento da Hydrovolt.
A Hydro afirma ainda que a fábrica de reciclagem de baterias da Northvolt, a Revolt, e a Hydrovolt tencionam continuar a colaboração comercial, na qualidade de dois dos primeiros intervenientes e complementares na cadeia de valor europeia da reciclagem de baterias.
A conclusão da transação está prevista para o final do primeiro trimestre de 2025, na pendência de determinadas condições, incluindo a aprovação pelos tribunais competentes, em conformidade com o processo do Capítulo 11 da Northvolt.