Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Eficiência e inovação tecnológica num produto de uso quotidiano

Porta automática RC2 da Manusa reforça segurança nos edifícios

15/01/2025
É cada vez mais comum que os edifícios de todos os tipos de setores tenham portas automatizadas. Isto permite um maior nível de segurança no edifício, a facilidade de circulação das pessoas através da eliminação das barreiras arquitetónicas existentes, bem como a otimização da eficiência energética em prol da sustentabilidade ambiental.
Portão automatizado do modelo RC2 concebido pela Manusa
Portão automatizado do modelo RC2 concebido pela Manusa.
Neste sentido, a empresa Manusa, especializada na conceção, fabrico, instalação e manutenção de portas automáticas, lançou no mercado o seu modelo RC2, uma solução que combina segurança avançada, conforto e design. Trata-se de um produto que responde às exigências de proteção contra o roubo, redefinindo o conceito de segurança para lojas, instituições financeiras ou edifícios residenciais.

A porta automática anti arrombamento RC2 foi desenvolvida de acordo com a norma UNE-EN 1627:2021, obtendo a certificação de resistência ao arrombamento classe RC2. Este nível de proteção permite-lhe resistir a tentativas de intrusão com ferramentas básicas ou avançadas, graças a uma série de inovações técnicas. Entre elas, destacam-se a fechadura motorizada multiponto desenvolvida com tecnologia Manusa, a guia superior e inferior reforçada que impede a alavanca das folhas, o vidro laminado de alta segurança P4A e os rebordos laterais reforçados. Para além disso, possui um cilindro em aço com escudo de segurança que protege o mecanismo interno.

O RC2 oferece um compromisso com a segurança sem comprometer a estética.

A estética também desempenha um papel fundamental na conceção da RC2. Com um perfil de apenas 30 milímetros de espessura e um vidro laminado que garante uma visibilidade total, esta porta automática elimina a necessidade de grelhas, persianas ou outros elementos que possam afetar a aparência das instalações ou edifícios. É, por isso, a escolha ideal para as empresas que pretendem manter uma imagem limpa e contemporânea, mantendo a segurança.

Outra das inovações que se destacam na porta RC2 é a sua integração com a aplicação Manusa Doorwifi. Esta tecnologia permite supervisionar e controlar o estado da porta à distância, programar horários de acesso, receber alertas sobre possíveis anomalias e gerir as permissões dos utilizadores. Gabriel González, engenheiro mecânico que trabalhou no desenvolvimento da RC2, explica que a maior novidade deste produto é “a fusão entre segurança e funcionalidade que a porta oferece”, e acrescenta que diferentes perfis participaram no projeto e que “contribuíram com pontos de vista interessantes que foram construindo o resultado final”.

Graças a esta colaboração, o desenvolvimento do RC2 foi um processo multidisciplinar que envolveu vários departamentos da Manusa. Desde a equipa comercial, que identificou a necessidade do mercado, até à equipa de I&D&I, que liderou a conceção e os testes, cada especialidade contribuiu para o sucesso do projeto. Os engenheiros mecânicos conceberam os protótipos e a documentação técnica, enquanto os engenheiros eletrónicos desenvolveram as funcionalidades de controlo e segurança. Além disso, os engenheiros de processo asseguraram que o projeto pudesse ser replicado de forma eficiente na produção. “O RC2 pode ser visto como um conjunto de pequenas soluções que se combinam para fornecer uma solução de segurança global para a nossa porta”, afirma Gabriel Gonzalez.

Um produto que aumenta a segurança em diferentes sectores.

A versatilidade do RC2 torna-o ideal para uma grande variedade de setores. Por exemplo, no comércio, é perfeito para os locais que procuram visibilidade e segurança sem recorrer a elementos externos como grelhas, pilaretes ou persianas. Também está em conformidade com a regulamentação do sector bancário nas zonas ATM e é adequado para comunidades residenciais que pretendem robustez sem comprometer a estética. Para além disso, oferece a flexibilidade de os proprietários poderem acionar manualmente a porta automática em caso de cortes de energia, garantindo a sua funcionalidade em qualquer circunstância.

Com este lançamento, a Manusa continua a sua aposta na última tecnologia e funcionalidade, respondendo às necessidades atuais de segurança e conforto exigidas nos acessos aos edifícios. A RC2 é um exemplo claro de como a inovação pode transformar um produto quotidiano numa solução sofisticada, sustentável e eficiente.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    03/02/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial