Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Passive House Center: o marco de 2024 para a construção em Portugal

02/02/2025
Associação Passivhaus Portugal faz um balanço de 2024 e destaca o projeto que foi concluído no ano passado e já deu os seus primeiros workshops.
Imagen
A Associação Passivhaus Portugal fez um balanço de 2024. E no mesmo não poderia deixar de estar a conclusão do Passive House Center, um centro de formação prática.

Como refere a associação, trata-se de um projeto pioneiro, localizado em Pombal, que consiste num espaço de formação especializada por excelência para o setor da construção, com uma abordagem “hands-on”.

A associação acrescenta ainda que, no ano de conclusão da construção, e ainda sem o projeto estar a funcionar no seu pleno, passaram por lá 70 profissionais, em 5 workshops distintos.

A par disso, e durante 2024, foram formados 25 novos Passive House Designers e 56 Passive House Tradespersons, aumentando o número de profissionais qualificados a aplicar este padrão em projetos no terreno. Além disso, o curso “Princípios Passive House”, realizado em colaboração com a Ordem dos Arquitetos no último trimestre do ano (e que já tem novas datas em 2025, com horário reforçado), contou com a participação de 19 formandos. São já 783 profissionais com formação oficial Passive House em Portugal, refletindo o fortalecimento desta rede em Portugal.

A associação destaca igualmente o papel dos eventos, com. Enfoque na Tektónica, onde o número de visitantes que já conheciam o conceito e procuraram informações para projetar ou construir de acordo com o padrão foi surpreendente, demonstrando o impacto crescente da Passive House no mercado. Já na Concreta, o stand Passive House destacou-se pela programação dinâmica, que incluiu demonstrações diárias do teste de estanquidade ao ar (blower door test), além da forte presença de marcas parceiras, que continuam a impulsionar esta abordagem transformadora na construção.

Outro ponto alto, na opinião da associação, foi a 12ª Conferência Passivhaus Portugal 2024. Um encontro que reuniu centenas de participantes em workshops e sessões que promoveram debates sobre os desafios e oportunidades do setor. Com mais de 50 expositores, foi um espaço de partilha e inovação, onde foram discutidos temas fundamentais para o futuro da construção em Portugal. A próxima edição já está marcada para 21 e 22 de outubro de 2025, em Aveiro.

No balanço de 2024 a associação destaca ainda o primeiro certificado Passivhaus para frações isoladas comerciais no mundo. Foi para o nZEBoffice+, o escritório reabilitado partilhado pela Passivhaus Portugal e Homegrid. O nZEBoffice+ obteve a certificação EnerPHit, a certificação Passive House para a reabilitação, num processo piloto conduzido pelo Passivhaus Institut.

Face a isto João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal afirma que “encerramos 2024 com a certeza de que estamos a trilhar o caminho certo. O crescimento e o reconhecimento alcançados este ano são o resultado do esforço coletivo de uma comunidade que partilha os mesmos ideais. A Passive House é o futuro da construção sustentável porque é uma abordagem assente única e exclusivamente no desempenho, desempenho que é baseado em requisitos objetivos e que podem ser medidos e verificados”.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/03/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial