Vekaplast Ibérica
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
2.ª edição regista mais de 50 candidaturas na categoria Empresas

Prémios Novoperfil abrem janelas para um futuro mais eficiente, inovador e sustentável

Gabriela Costa25/02/2025
“Estes Prémios são um exemplo claro de como o setor das janelas está a assumir um papel de destaque na transição energética” – Bruno Veloso, vice-presidente da ADENE

Muito mais do que um mero reconhecimento, os Prémios Novoperfil – Janelas Eficientes refletem o compromisso crescente das empresas com a sustentabilidade, a inovação e a eficiência energética. Na sua 2.a edição, este compromisso traduziu-se na distinção de soluções “que transformam os nossos edifícios em espaços mais confortáveis, eficientes e ambientalmente responsáveis”.

Imagen

“O caminho da descarbonização começa onde a eficiência energética encontra a inovação: nas nossas janelas. Elas são barreiras contra o desperdício, aliadas da sustentabilidade e peças-chave para um futuro mais eficiente e sustentável”. Nas palavras de Bruno Veloso, é por tudo isto que a ADENE se associa aos Prémios Novoperfil, um evento que é “um exemplo claro de como o setor das janelas está a assumir um papel de destaque na transição energética e na construção de um futuro mais sustentável”, sublinha o vice-presidente da ADENE – Agência para a Energia.

Estes Prémios são, pois, “muito mais do que um reconhecimento. Destacam o papel central que as janelas desempenham na eficiência energética e no conforto térmico dos edifícios, sublinhando o impacto positivo que este setor tem no combate às alterações climáticas”, defende.

Reconhecendo “o trabalho excecional da Revista Novoperfil”, cujo “compromisso em divulgar, valorizar e promover as melhores práticas do setor” culmina nestes Prémios, que são “a prova do vosso contributo inestimável e da vossa visão para um setor mais preparado e dinâmico”, Bruno Veloso agradeceu também à ANFAJE “a dedicação, que tem sido determinante para transformar o mercado das janelas eficientes num dos pilares centrais na descarbonização do nosso parque edificado”.

Um “exemplo inspirador” de talento, visão e ação

Imagen

A 2.a edição dos Prémios Novoperfil registou um aumento significativo no número de candidaturas, refletindo o compromisso crescente das empresas com a inovação e a sustentabilidade.

O envolvimento das Empresas (Alfermar, Caixiave e Rehau) e Projetos (da Bestwindow e Caixiave) vencedores, bem como o das Empresas e Projetos distinguidos com Menção Honrosa (Barros&Alexandre, BenePVC, Best Window, Carvalho&Mota, Perfil Contemporâneo e Reynaers Aluminium) e o de todos os participantes nesta iniciativa foi decisivo para o sucesso desta edição dos Prémios Novoperfil.

Na Cerimónia de Entrega dos Prémios, apresentada por Gabriela Costa, diretora da Revista Novoperfil, António Batalha, gestor do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos – CLASSE+ e Portal casA+ da ADENE e Braz Mendes, vice-presidente da ANFAJE, o público presente pôde comprovar que, com o empenho de todos, conseguimos reforçar o âmbito destes prémios, chegando a um maior número de empresas participantes. Só na categoria Empresas ultrapassámos as 50 inscrições.

Como comentou o vice-presidente da ADENE, “este ano ficámos particularmente impressionados com o aumento significativo do número de candidaturas, especialmente na categoria Empresas. Este crescimento não é apenas estatístico, mas, antes, o reflexo do compromisso crescente das empresas com a sustentabilidade, a inovação e a eficiência energética. Cada candidatura recebida representa uma visão de futuro, uma aposta em soluções que transformam os nossos edifícios em espaços mais confortáveis, eficientes e ambientalmente responsáveis”.

As boas práticas empresariais das empresas aderentes ao CLASSE+ e projetos inovadores e sustentáveis de construção ou reabilitação que integram vãos envidraçados ficam demonstradas pela “capacidade de inovar e de apostar em soluções sustentáveis” de todas as empresas participantes”, reitera Bruno Veloso: “um exemplo inspirador”.

Na opinião de João Ferreira Gomes, presidente da ANFAJE, a etiquetagem energética das janelas “tem contribuído para o desenvolvimento do setor e é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que produz janelas em Portugal”. Sublinhando que “o sistema CLASSE+ tem sido um sucesso em Portugal”, a ANFAJE, parceiro fundamental dos Prémios Novoperfil, felicitou os parceiros do projeto e as empresas participantes, congratulando-se pelo mérito da iniciativa.

Mérito esse que se traduz na constatação de que “os projetos premiados mostram que inovação e sustentabilidade caminham lado a lado, sendo catalisadores do progresso real”, como conclui Bruno Veloso. A ADENE afirma-se orgulhosa “em contribuir ativamente para esta transformação, através de sistemas como o CLASSE+, que continuam a ser ferramentas fundamentais para ajudar os consumidores a fazerem escolhas informadas, promovendo produtos de melhor desempenho energético”.

Imagen

Os Prémios Novoperfil - Janelas Eficientes estão divididos em várias categorias, com o objetivo de reconhecer tanto produtos como projetos que se destacam pela inovação tecnológica e pelas suas contribuições para a sustentabilidade.

A categoria Empresas premeia as empresas que mais se destacam pela sua capacidade de inovação e pela introdução no mercado de produtos que contribuem para a melhoria da eficiência energética. Como explica António Batalha, as candidaturas nesta categoria “focaram-se em soluções de janelas que apresentam características avançadas de isolamento térmico, durabilidade e eficiência, proporcionando benefícios tanto para os consumidores como para o ambiente”.

Já a categoria Projetos reconhece iniciativas de maior envergadura, desenvolvidas por empresas que colocam a sustentabilidade no centro das suas operações. Os projetos apresentados “demonstraram um compromisso claro com a implementação de soluções inovadoras que não só melhoram a eficiência energética dos edifícios, como também têm um impacto social e ambiental significativo”, analisa o gestor do CLASSE+. Várias candidaturas nesta categoria “refletiram uma visão integrada de eficiência energética, combinando design avançado com materiais sustentáveis e processos construtivos que reduzem a pegada ecológica”, detalha ainda.

As soluções de janelas distinguidas em 2024 na iniciativa definem o caminho para a vanguarda do setor, rumo à eficiência e sustentabilidade. Reafirmando a sua posição de referência enquanto media de divulgação das melhores práticas empresariais na Envolvente de Edifício, e no setor das janelas, em particular, a Revista Novoperfil dará conta, ao longo das suas próximas edições, do mérito das Empresas e Projetos vencedores, através de entrevistas ou reportagens com cada um deles.

Afinal, e como proferiu o vice-presidente da ADENE no encerramento da Cerimónia de Entrega dos Prémios Novoperfil – Janelas Eficientes, “estes prémios representam o que há de melhor no setor: talento, visão e ação. E, mais importante, mostram que o futuro da construção sustentável já está a ser desenhado hoje”.

Continuemos, juntos, “a abrir janelas para um futuro mais eficiente, inovador e sustentável”.

foto

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    31/03/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial