Vekaplast Ibérica
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
A feira, que terá lugar de 23 a 25 de abril na Ifema Madrid, contará com uma agenda específica para as empresas instaladoras dos setores da construção, ar condicionado, refrigeração e eletricidade.

Fórum de Empresas Instaladoras Rebuild 2025 revelará as chaves para atrair novos talentos no setor

26/02/2025
Rebuild 2025, a cimeira de referência sobre a industrialização da construção, que terá lugar de 23 a 25 de abril no Ifema Madrid, contará com uma nova edição do Fórum para empresas instaladoras, no âmbito da campanha #ComunidadInstalador. O encontro terá lugar no âmbito do Congresso Nacional de Arquitetura Avançada e Construção 4.0, o espaço onde as principais vozes do setor se reunirão para partilhar histórias de sucesso e os projetos que estão atualmente a ser utilizados como referência.
O Congresso Nacional de Arquitetura Avançada e Construção 4.0 vai analisar a realidade da associação de instaladores
O Congresso Nacional de Arquitetura Avançada e Construção 4.0 vai analisar a realidade da associação de instaladores.
Esta edição do fórum, que conta com o apoio dos construtores a nível nacional, será responsável por analisar a realidade do setor em tempos de comunicação 4.0 e as possíveis formas de interagir com os clientes e a sociedade com as ferramentas disponíveis atualmente. De acordo com esta máxima, a participação dos participantes será particularmente relevante, uma vez que as sessões convidarão ao debate entre o público e os especialistas, que aprofundarão os temas quentes tanto para os especialistas em climatização e refrigeração como para os instaladores elétricos e de construção.

Entre os profissionais a serem citados estão Paola Marchesano, uma instaladora que se tornou uma referência por sua atividade no Instagram; Pilar Cantos, chefe da Instalaciones Inargas SL, que tem mais de seis anos de experiência; e José Carlos Méndez, CEO da JL Refrigeración.

Todos eles trarão para a mesa os desafios enfrentados pelos especialistas em ar condicionado e refrigeração, com foco na mudança geracional, na introdução de mulheres nessas funções e na promoção da divulgação do segmento para maximizar sua visibilidade.

Esta visibilidade será também analisada no caso dos instaladores elétricos por Rodrigo Martín, CEO da empresa Somos Cables, que tem uma comunidade com mais de 13.000 seguidores no Instagram; Juanjo Torres, que tem mais de 27.000 seguidores nas redes sociais; e Ángel García, diretor da Aspremetal, a Associação Extremenha de Empresários Metalúrgicos. Os profissionais falarão também sobre a utilização das redes sociais para dar a conhecer o sector e refletirão sobre o legado e a evolução do campo da eletricidade numa época marcada pela falta de talento. Os últimos dados tornados públicos pelo Ministério da Educação espanhol indicam que apenas 0,8% dos alunos da Formação Profissional de Grau Básico; 3,1% dos de Grau Intermédio e 2% dos de Grau Superior, se inscreveram num ciclo da família profissional de Instalação e Manutenção, números que não correspondem às necessidades do setor.

Ao mesmo tempo, e continuando com o tema central do encontro baseado na promoção da comunicação, o Fórum das empresas instaladoras centrar-se-á na persuasão das atividades dos instaladores na construção com o objetivo de chegar a um público mais amplo e diversificado. Sergio Mena, de apenas 23 anos e com formação em eletricidade, alvenaria e manutenção; Nuria Garrido, empresária com a sua empresa de reformas integrais; e Albert Soriano, professor, responsável pelos estudos na escola do Grémio de Instaladores de Barcelona e autor de livros e artigos técnicos sobre instalações de água em edifícios, darão a sua perspetiva sobre a forma de sensibilizar o sector e garantir oportunidades para os jovens e profissionais que queiram investir nele.

O grémio dos instaladores pede reconhecimento

Um dos objetivos do grémio dos instaladores para a próxima revisão do Código Técnico da Construção é a inclusão dos profissionais no mesmo, de modo que o seu trabalho possa ser protegido por lei em termos de padrões de segurança e qualidade. Uma questão que foi abordada na última edição do Rebuild, em cujos cenários foi solicitada a inclusão da figura do instalador no contrato coletivo de trabalho, bem como a criação de uma lista nacional de instaladores qualificados.

Da mesma forma, o sector da instalação também continua a exigir apoio e colaboração público-privada para enfrentar o grande desafio da descarbonização. De acordo com um estudo elaborado pela Unión de Créditos Inmobiliarios, instituição financeira especializada em financiamento hipotecário apoiada pelo Banco Santander e pelo BNP Paribas, quase nove em cada dez casas em Espanha em 2024 terão uma classificação energética de E, F, G. De facto, de acordo com este relatório, a classificação E é a mais comum entre os edifícios existentes no país, com uma percentagem que atinge 55,9%. Com estes dados, a fim de cumprir os requisitos europeus em matéria de sustentabilidade, o sector apela à obtenção de mão de obra qualificada no continente, mas também a nível nacional, para levar a cabo a transformação energética do parque imobiliário espanhol.

REVISTAS

A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    14/04/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial