Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
As instalações de 20.000 metros quadrados terão uma capacidade de produção de 1.500 janelas por semana.

Ventanas K-Line lança a primeira pedra da sua nova fábrica

José Luis París17/03/2025
A nova fábrica da Ventanas K-Line em Lliçà de Vall, Barcelona, que terá 20.000 m2, distribuídos por dois pisos, tem abertura prevista para 2027. A cerimónia de lançamento da primeira pedra realizou-se no dia 11 de março e contou com a presença de membros da direção da empresa e do Grupo Liebot, a empresa-mãe da empresa, bem como das autoridades municipais e da Generalitat de Catalunya.
Cápsula comemorativa da cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova fábrica Ventanas K-Line em Lliçà de Vall, Barcelona...
Cápsula comemorativa da cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova fábrica Ventanas K-Line em Lliçà de Vall, Barcelona.
A cerimónia foi presidida por Juan Carlos Castaño, CEO da Ventanas K-Line, na presença de Pierre Helvig, diretor das Actividades Internacionais do Grupo Liebot. Miquel Sàmper, ministro da Empresa e do Emprego, e Jaume Baró, secretário da Empresa e da Competitividade e Diretor-Geral da Acció, estiveram presentes em nome da Generalitat de Catalunya. Em nome da Câmara Municipal de Lliçà de Vall, esteve presente o presidente da Câmara, Ferran Ballestà, bem como uma importante representação do consistório.

Juan Carlos Castaño agradeceu ao presidente da Câmara Municipal e às instituições da Generalitat as facilidades e o impulso para pôr em marcha esta nova instalação. Também sublinhou que “o lançamento desta primeira pedra significa muito mais do que o início de um projeto de construção, representa o crescimento da K-Line em Espanha, consolidando a nossa presença com uma fábrica que nos permitirá triplicar a nossa produção atual para 1.500 unidades por semana, e duplicar a nossa força de trabalho, com a criação de 100 novos postos de trabalho”.

Juan Carlos Castaño, Diretor-Geral da Ventanas K-Line, durante o evento...
Juan Carlos Castaño, Diretor-Geral da Ventanas K-Line, durante o evento. Ao seu lado, da esquerda para a direita: Pierre Helvig, diretor de Operações Internacionais do Grupo Liebot; Miquel Sàmper, ministro das Empresas e do Emprego da Generalitat de Catalunya; Jaume Baró, secretário das Empresas e da Competitividade da Generalitat e diretor-geral da Acció, e Ferran Ballestà, presidente da Câmara de Lliçà de Vall.
A nova fábrica, cuja inauguração está prevista para 2027, será um exemplo de inovação, sustentabilidade e circularidade. A este respeito, Castaño afirmou que “desde a conceção da nova instalação que apostámos na eficiência energética, na integração de energias renováveis e na energia circular, reafirmando o nosso compromisso com o ambiente e com um futuro mais sustentável para o setor. Este é apenas o início de uma nova fase cheia de desafios e oportunidades.

Pierre Helvig, diretor das Actividades Internacionais do Grupo Liebot, declarou-se “honrado e orgulhoso por estar presente nesta cerimónia, que reafirma o sucesso das operações do Grupo nos mercados internacionais. É também uma satisfação certificar a consolidação da Ventanas K·Line em Espanha, com uma presença de 25 anos, graças ao bom trabalho de Juan Carlos Castaño e da sua equipa e ao seu trabalho para o desenvolvimento contínuo das soluções da marca no mercado ibérico”.

Por sua vez, o ministro Miquel Sàmper agradeceu à Ventanas K·Line e ao Grupo Liebot pelo seu compromisso com a Catalunha como destino de negócios fiável e de confiança.

Um momento da cerimónia de lançamento da primeira pedra
Um momento da cerimónia de lançamento da primeira pedra.

Uma instalação inovadora e sustentável

A nova fábrica da Ventanas K-Line triplicará a sua atual capacidade de produção para 1.500 janelas de alumínio por semana e duplicará o número atual de trabalhadores, com a criação de cem novos postos de trabalho.

Um dos presentes na cerimónia foi Pablo Martín, diretor da Associação Espanhola de Fabricantes de Fachadas e Janelas Leves (Asefave), que afirmou que o investimento da K-Line era “uma grande notícia, para a própria empresa e também para o setor, porque envolve a criação de novos postos de trabalho e com o critério da sustentabilidade no centro do próprio investimento. É um projeto que acredito que vai ser uma referência no fabrico de janelas em Espanha. Não se trata de produzir mais, mas sim de como se produz. Uma das exigências da regulamentação e da própria sociedade é que os produtos já sejam considerados sustentáveis, mas também se exige que as empresas que os fabricam sejam sustentáveis, que se comprometam não só do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista social e da responsabilidade empresarial”.

Juan Carlos Castaño, diretor-geral da Ventanas K-Line, e Miquel Sàmper, ministro da Generalitat, no brinde protocolar que encerrou o evento...
Juan Carlos Castaño, diretor-geral da Ventanas K-Line, e Miquel Sàmper, ministro da Generalitat, no brinde protocolar que encerrou o evento.
Juan Carlos Castaño, em declarações à NOVOPERFIL (Espanha) e à Interempresas Media, afirmou que este é “o investimento mais importante que o Grupo Liebot fez fora de França nos últimos anos, mais de 25 milhões de euros. A Ventanas K·Line é um ator importante no mercado ibérico e nós vamos ter mais presença. O que aconteceu em França nos últimos 25 anos, onde aumentámos o nosso volume de negócios de 30 para 500 milhões de euros, pode repetir-se aqui. Estamos num contexto em que há uma clara falta de habitação e as entidades públicas e privadas concordam que temos de resolver este problema e construir mais habitação, com as respetivas janelas, pelo que temos uma grande confiança no futuro”.

Todo o projeto de construção da nova fábrica assenta em critérios de sustentabilidade. Será uma construção em betão altamente isolada, com painéis solares em todo o telhado, iluminação interior de muito baixo consumo e a implementação de um programa de tratamento de águas muito sustentável. “Todo o projeto é baseado na sustentabilidade, sob a égide do K-Line Planet, o programa que reúne todas as ações do grupo neste sentido”, confirma Castaño.

A equipa da Ventanas K·Line juntamente com o presidente da Câmara de Lliçà de Vall e o ministro da Empresa e do Emprego da Generalitat de Catalunya...
A equipa da Ventanas K·Line juntamente com o presidente da Câmara de Lliçà de Vall e o ministro da Empresa e do Emprego da Generalitat de Catalunya.
Atualmente, a K-Line tem sete unidades de produção na Europa, com uma capacidade total de produção de 2.600 janelas feitas por medida. “Sabemos para onde vamos e qual é o nosso objetivo. Somos uma empresa familiar de décima primeira geração desde 1749. Trabalhamos neste setor há muitos anos e fazemo-lo bem, com excelentes fornecedores e uma rede de clientes que confiam na marca, sem os quais não teríamos conseguido. Com eles, o futuro escreve-se”, conclui o CEO da K Ventanas K·Line.

REVISTAS

Domo by Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    12/05/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    05/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial