O Fator Solar é um parâmetro essencial para a eficiência energética dos vãos envidraçados. Aplicadas diretamente sobre os vidros existentes, as películas de controlo solar (PCS) são uma solução técnica eficiente e acessível para mitigar o sobreaquecimento. O sistema de etiquetagem energética CLASSE+ PCS (Películas de Controlo Solar) classifica-as de acordo com o seu desempenho térmico e de conforto.
O desempenho energético dos edifícios, associado a objetivos de conforto e sustentabilidade, afigura-se determinante no desenho dos edifícios e no planeamento das reabilitações.
A necessidade de promover o desempenho energético dos edifícios nunca foi tão premente, particularmente no contexto europeu. Com efeito, na União Europeia (UE), cerca de 40% do consumo energético está associado a edifícios. Para enfrentar este desafio, a UE tem vindo a reforçar as suas diretrizes e regulamentações, nomeadamente através da Diretiva EPBD (Energy Performance of Buildings Directive), cuja revisão reforça a necessidade de cumprimento das metas de descarbonização.
A realidade do parque edificado português não foge a esta exigência. A maior parte do parque edificado foi construído antes de 2001, sendo que apenas 14,4% dos edifícios foram construídos após 2001. O Sistema de Certificação Energética (SCE), implementado em Portugal desde 2006, tendo a ADENE como sua entidade gestora, tem desempenhado um papel essencial na melhoria da eficiência energética, promovendo requisitos mais rigorosos para as novas edificações e incentivando a reabilitação do património existente.
Não obstante o papel muito relevante do SCE na melhoria do parque edificado, muitos edifícios, em particular os de comércio e serviços, foram concebidos com grandes superfícies envidraçadas sem controlo de parâmetros como o Fator Solar que, à data da sua construção ou licenciamento, não era objetivo de regulamentação. A falta deste controlo tem resultado, especialmente nas estações quentes, em problemas significativos de sobreaquecimento, levando ao aumento do consumo energético devido à necessidade de climatização intensiva.
O Fator Solar é um parâmetro essencial para a eficiência energética dos vãos envidraçados pois determina a quantidade de energia solar que é transmitida para o interior do edifício. Em edifícios antigos, substituir os vãos envidraçados por soluções mais eficientes representa um custo elevado e um período de retorno do investimento (“payback”) prolongado, dificultando a decisão de intervenção.
Neste contexto, as películas de controlo solar (PCS) surgem como uma solução técnica eficiente e acessível para mitigar o sobreaquecimento e melhorar o conforto térmico e visual dos edifícios. Estas películas, aplicadas diretamente sobre os vidros existentes, reduzem a radiação solar transmitida, diminuindo significativamente os ganhos térmicos e, consequentemente, o consumo energético associado à climatização.
A instalação destas películas apresenta diversas vantagens, tais como:
• Redução do consumo energético pela menor necessidade de arrefecimento do edifício;
• Aumento do conforto térmico e visual dos ocupantes, minimizando a incidência de calor excessivo e o brilho nos espaços interiores;
• Poupança financeira associada à poupança de energia;
• Facilidade de instalação e períodos de retorno do investimento curtos;
• Solução mais económica comparativamente à substituição total dos vãos envidraçados;
• Contributo para a descarbonização do setor;
Existem vários tipos de películas, adaptáveis a diferentes tipos de vidros (simples ou duplos), com instalação pelo interior ou pelo exterior, com acabamento espelhado ou incolor não espelhado, tendo ainda vários níveis de fatores solares (permitindo a entrada de mais ou menos radiação) conforme o modelo escolhido. Tal diversidade e flexibilidade permite uma melhor adequação da solução a cada edifício.
Para facilitar a escolha informada dos consumidores, a ADENE desenvolveu o CLASSE+ PCS (Películas de Controlo Solar), um sistema de etiquetagem energética que permite classificar as películas de acordo com o seu desempenho térmico e de conforto.
Este selo de etiquetagem surge como uma referência clara e objetiva, permitindo que consumidores, técnicos e empresas tenham acesso a informação estruturada sobre o impacto das películas no conforto térmico e na eficiência energética dos edifícios.
O selo possui um design moderno e apelativo, indicando de forma clara as características mais importantes da película, tais como a redução do consumo de energia para arrefecimento ambiente, o impacto nos níveis de conforto térmico no verão e inverno, fator solar (g), transmissão luminosa, e transmissão térmica do vidro com película, permitindo assim obter toda a informação relevante com uma breve observação.
Os principais benefícios do CLASSE+ PCS incluem:
• Maior transparência e confiança dos consumidores na escolha das soluções mais eficientes;
• Facilidade na comparação de produtos, promovendo uma decisão mais informada;
• Valorização do setor das PCS, incentivando a oferta de produtos de alto desempenho e a inovação.
Com mais de 600.000 etiquetas já emitidas pelo CLASSE+, este sistema tem demonstrado o seu impacto no mercado, nomeadamente no das janelas. A expansão do CLASSE+ para as películas de controlo solar permitirá alavancar ainda mais este segmento, garantindo que as soluções disponíveis contribuem efetivamente para a descarbonização e o conforto dos edifícios.
O CLASSE+ efetuou casos de estudo, tendo em vista testar a emissão de selos de películas para as situações mais exigentes, tais como aplicação nas extensas envolventes envidraçadas de grandes edifícios de serviços.
Foi assim possível recolher importantes dados acerca da sua receção pelos principais stakeholders, nomeadamente proprietários e fornecedores/instaladores de películas de controlo solar, garantindo a sua adequação aos propósitos pretendidos, para que se assuma como uma referência de certificação neste setor.
A nível europeu, a importância das PCS tem sido amplamente reconhecida. A EWFA “European Window Film Association” tem vindo a promover a relevância desta solução, representando o setor e impulsionando o reconhecimento das películas como uma ferramenta eficaz para a sustentabilidade do parque edificado.
A introdução do CLASSE+ PCS reforça esta transformação, proporcionando aos consumidores um sistema de referência para a escolha das melhores soluções e impulsionando o setor para a inovação e a qualidade.
Com a contínua evolução das regulamentações europeias e o crescente acesso a soluções tecnológicas eficientes, o futuro do parque edificado será, inevitavelmente, mais sustentável, confortável e energeticamente eficiente.
A aposta na reabilitação dos edifícios existentes, aliada a soluções inovadoras como as PCS, será determinante para garantir que as cidades se tornam mais resilientes e alinhadas com os desafios climáticos e energéticos que enfrentamos.
Este é o caminho que devemos seguir para assegurar um futuro melhor para todos!
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício