Os estúdios Taller Básico de Arquitectura y MRM Arquitectos conceberam e projetaram um edifício com 39 habitações para arrendamento social, um jardim comum e 59 lugares de estacionamento em cave em Entremutilvas, na localidade de Mutilva, no município de Aranguren (Navarra).
O edifício, com cinco andares acima do nível do solo, dispõe de habitações de diferentes tipologias, com dois, três ou quatro quartos, e é o maior edifício de estrutura de madeira construído na Comunidade Foral.
O complexo de 39 habitações tem um desenho em forma de L que permite desfrutar de vistas abertas sobre a paisagem, composta por montanhas e colinas que se encontram com a última extensão da cidade de Pamplona no horizonte. Ao mesmo tempo, a conceção do design também serve para proteger o edifício dos ventos frios do norte.
“Rodeado de lânguidas arquiteturas domésticas, o projeto decide fazer desse abraço da natureza mais próxima o lugar para olhar e para se ver a si próprio”. É assim que o Taller Básico de Arquitetura + MRM Arquitectos definem este edifício único para arrendamento social.
As janelas Wicona Wicline 75 TOP de folha oculta, fabricadas em Hydro CIRCAL 75R, contribuem para o cumprimento de objetivos de elevada eficiência energética.
O conjunto de habitações, erguido sobre uma base de betão, divide-se em duas fachadas: uma côncava e outra convexa. A fachada côncava tem varandas contínuas que evidenciam a estrutura de madeira do edifício, elemento-chave do projeto e eixo inovador na construção de habitação pública que o Executivo de Navarra está a promover na sua aposta na arquitetura sustentável.
Através dos grandes painéis fixos e de batente fabricados com o sistema Wicline 75 TOP da Wicona na versão de folha oculta, conseguiu-se a máxima entrada de luz natural no interior da zona diurna. Os quartos estão situados na fachada convexa do edifício, protegidos por ripas verticais e entalhes de madeira enegrecida que protegem a estrutura de madeira da chuva e do vento.
Com um perfil de 75 mm, o Wicline 75 TOP garante um bom isolamento térmico, graças à relação entre o perfil exposto e o vidro e à sua tecnologia patenteada ETC Intelligence, com poliamidas de baixa emissividade na zona de rutura de ponte térmica. O seu elevado desempenho térmico atinge níveis semelhantes aos do padrão Passivhaus.
Além disso, como a maioria das soluções Wicona, as janelas Wicline 75 TOP de folha oculta são fabricadas com Hydro CIRCAL 75R, o alumínio reciclado pós-consumo certificado pela marca, proveniente de pelo menos 75% das janelas, portas e fachadas no final da sua vida útil. Este alumínio tem uma das pegadas de carbono mais reduzidas do mercado: apenas 1,9 kg de CO2 por kg de alumínio, sendo que a média europeia é de 8,6 kg de CO2 por kg de alumínio.
A inclinação do terreno onde se situa o edifício permite a criação de um acesso comum aos apartamentos e também que a primeira varanda, convertida numa varanda que liga a rua ao novo jardim e ao interior dos quartos, seja a maior de todas. No extremo norte, onde a diferença de nível é maior, encontra-se a entrada para a garagem, que combina betão e madeira, e que se apresenta como a primeira divisão das habitações.
O edifício foi construído de acordo com elevados padrões de eficiência energética e de construção sustentável e espera-se que receba a exigente certificação Passivhaus. Isto é demonstrado pela utilização da madeira, um material local, renovável e abundante em Navarra – 60% do território da região é coberto por florestas certificadas, o que representa quatro vezes mais do que a média nacional – e pela instalação de janelas Wicline 75 TOP de folha oculta da Wicona, que contribuíram para cumprir os objetivos graças ao seu elevado desempenho e ao seu fabrico com alumínio reciclado certificado pós-consumo Hydro CIRCAL® 75R.
O edifício foi construído de acordo com elevados padrões de eficiência energética e de construção sustentável e espera-se que receba a exigente certificação Passivhaus. As janelas Wicline 75 TOP de folha oculta da Wicona contribuíram para este facto.
Ficha técnica
• Projeto: 39 habitações para arrendamento social
• Gabinete de arquitetura: Taller Básico de Arquitectura + MRM Arquitectos
• Promotor: Nasuvinsa • Empresa de construção: Erro e Eugi
• Engenharia de estruturas: Estruturas FS
• Engenharia de instalações: Engenheiros da Naven
• Fachadista: Aluminios Tajonar
• Soluções Wicona utilizadas: Janelas Wicline 75 TOP de folha oculta
• Fotografia: Pedro Pegenaute Wicline 75 TOP de folha oculta
• Resultados de ensaio / Marcação CE do produto de acordo com a norma DIN EN 13830
• Permeabilidade ao ar: Classe 4
• Estanquidade à água: E900
• Resistência a cargas do vento: Classe C5/B5
• Isolamento acústico: Rw (C;Ctr) = 46 (-1;-4) dB
• Força de manobra: Classe 1
• Capacidade de carga perante situações de risco: Cumpre os requisitos
• Resistência mecânica: Classe 4
• Durabilidade a ciclos de abertura e fecho: Classe 3 (20 000 ciclos)
• Resistência à corrosão das ferragens: Classe 5
• Proteção contra roubo: RC1N, RC2N, RC3
• Gestão ambiental: Certificado de acordo com a norma DIN EN ISO 9001:2008
Wicline 75 TOP hoja oculta
Resultados de ensayo / Marcado CE de producto según DIN EN 13830
Permeabilidad al aire: Clase 4
Estanqueidad al agua: E900
Resistencia a cargas del viento: Clase C5/B5
Aislamiento acústico: Rw (C;Ctr) = 46 (-1;-4) dB
Fuerza de maniobra: Clase 1
Capacidad de carga ante situación de riesgo: Cumple requisitos
Resistencia mecánica: Clase 4
Durabilidad a ciclos de apertura y cierre: Clase 3 (20 000 ciclos)
Resistencia a la corrosión de herrajes: Clase 5
Protección al robo: RC1N, RC2N, RC3
Gestión medioambiental: Certificado según DIN EN ISO 9001:2008
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício