A envolvente integra uma fachada ad hoc, 390 janelas da série COR 70 Hidden Leaf e uma dupla pele de persianas de proteção solar fabricadas à medida pela multinacional espanhola.
Vista geral da ampliação do Centro de Cancro Pediátrico Sant Joan de Déu, em Barcelona.
Quando uma família é confrontada com um diagnóstico de cancro infantil, o ambiente hospitalar desempenha um papel fundamental no seu bem-estar. Com esta premissa em mente, o Sant Joan de Déu Paediatric Cancer Centre Barcelona foi concebido como um espaço que vai para além dos cuidados médicos, oferecendo um ambiente acolhedor e humanizado aos doentes e aos seus acompanhantes. Este complexo monográfico de 13.200 m², especializado no tratamento de crianças e adolescentes com cancro, é o resultado de um ambicioso projeto de remodelação e ampliação promovido pelo estúdio catalão Pinearq.
A intervenção teve por base um antigo edifício escolar, cuja disposição interior foi completamente reformulada para se adaptar às necessidades dos utilizadores, transformando as salas de aula em espaços concebidos para a convivência e o conforto.
No âmbito da ampliação, foi acrescentado um passadiço de 90 metros de comprimento para ligar esta estrutura à ala principal do centro. O novo edifício de cinco andares alberga um hospital de dia, dois blocos operatórios, gabinetes de consulta, mais de 20 quartos, uma unidade especializada para doentes imunodeprimidos, uma farmácia, laboratórios de investigação, um serviço de medicina nuclear, um auditório e uma cafetaria.
A parede com cortina permite a entrada de luz natural nas áreas comuns do hospital.
A conceção do Centro Oncológico Pediátrico coloca os doentes e as suas famílias no centro, privilegiando o seu bem-estar através de uma arquitetura que favorece a calma e a interação. Neste sentido, o processo de conceção envolveu a participação ativa dos utilizadores e dos profissionais de saúde, garantindo que cada espaço responde às suas necessidades específicas. Esta colaboração permitiu a criação de um ambiente hospitalar que, para além de oferecer tecnologia de ponta, proporciona um ambiente acolhedor e humano, contribuindo de forma integral para o processo de tratamento e recuperação dos jovens.
Soluções de engenharia à medida da Cortizo
A envolvente do Centro Oncológico Pediátrico de SJD procura potenciar a entrada de luz natural e é o resultado da colaboração entre o departamento de Engenharia de Grandes Obras da Cortizo, a empresa García Faura, instalador oficial da multinacional na Catalunha, e Pinearq, o estúdio de arquitetura que liderou o projeto. O projeto iniciou-se com a conceção de uma solução “ad hoc” do sistema SG 52 para a envolvente do salão principal, uma fachada com uma estética exterior apenas de vidro e perfis de seção visível de 52 mm que criava uma superfície envidraçada de 350 m². Esta fachada-cortina foi configurada com travessas de 130 mm de profundidade, concebidas para suportar vidros pesados, unidas a montantes embutidos para criar uma estética uniforme na vista interior do complexo. Para fixar o vidro à estrutura de suporte de carga nos quatro lados, foram utilizados clipes especiais, inseridos em perfis U embutidos nas barras espaçadoras.
A fachada ad hoc criou uma área envidraçada de 350 m² no átrio principal.
Outro dos elementos utilizados para privilegiar a iluminação natural nas diferentes salas foram as janelas, 390 unidades da COR 70 Folha Oculta - uma série com uma seção perimetral de 66 mm - com folhas de uma altura máxima de 2700 mm e uma largura de 900 mm com ferragens High Dimension concebidas para suportar cargas até 160 kg. Para além desta solução à medida, foram acrescentadas outras soluções habitualmente utilizadas no ambiente hospitalar, como os puxadores amovíveis, utilizados para restringir a abertura das janelas a pessoas autorizadas; os limitadores de abertura, concebidos para impedir que as folhas abram mais do que o ângulo desejado; e as grades sobrepostas, instaladas para salvaguardar a segurança dos utilizadores e fixadas no exterior dos caixilhos com fixações invisíveis.
Pormenor das janelas de folha oculta do COR 70 Cortizo.
Proteção solar
Para além das janelas e de uma solução de fachada “ad hoc”, os engenheiros da Cortizo desenvolveram uma segunda pele de grelhas de alumínio para o Centro Pediátrico do Cancro para filtrar a luz solar no interior do hospital. O maior desafio foi o design das grelhas verticais, que tinham de incorporar dois acabamentos diferentes, pelo que optaram por extrudir dois tipos diferentes de perfis feitos à medida para o projeto e preparados para serem unidos.
O resultado foram lâminas de 400 mm de largura que proporcionam a sombra desejada na fachada cortina, contribuindo para a eficiência energética do edifício, protegendo-o do sol e dando-lhe um aspeto único. É de salientar que a escolha das cores não foi trivial, uma vez que as tonalidades escolhidas (violeta, amarelo e vermelho) coincidem com muitos dos elementos interiores do hospital, o que favorece a construção de uma estética comum e homogénea que reforça a ideia de que o edifício é um local vocacionado para as necessidades das crianças e adolescentes, um dos requisitos fundamentais do projeto.
As cores das lâminas Cortizo correspondem às cores corporativas do hospital.
Assim, as divisórias de alumínio de Cortizo contribuíram para transformar o Centro Pediátrico de Cancro de Sant Joan de Déu num padrão de arquitetura sanitária ao qual acorrem todos os anos centenas de jovens em busca não só de tratamento, mas também de espaços em que a doença fica, de alguma forma, em segundo plano.
Ficha técnica
Projeto: Centro Pediátrico de Cancro Sant Joan de Déu.
Localização: Barcelona.
Sistemas Cortizo: SG 52 (fachada ad hoc), COR 70 Folha oculta e lâminas à medida.
Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo
Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício