Vekaplast Ibérica
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

ISQ participa em projeto europeu de aço ‘verde’ produzido com hidrogénio

08/04/2025

A iniciativa europeia TransZeroWaste, no valor de 4,99 milhões de euros, que o ISQ integra, visa precisamente conceber soluções circulares para a indústria do aço.

Imagen

O ISQ anunciou que fará parte do projeto europeu TransZeroWaste, que tem como objetivo transitar de métodos produtivos tradicionais, baseados em combustíveis fósseis, para métodos mais sustentáveis e de baixo teor em carbono. A organização explicou que o ISQ irá desempenhar um papel muito relevante, liderando a avaliação económica e ambiental das novas tecnologias bem como aconselhamento quanto a indicadores de circularidade. Um contributo relevante para a competitividade e sustentabilidade da indústria do aço em toda a Europa, sendo que se farão casos de estudo na Alemanha e em Espanha.

Como explica Marco Estrela, responsável de I&D do ISQ, a iniciativa “centra-se no desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras para a reciclagem de resíduos, subprodutos e minérios de baixa qualidade, que se tornam cada vez mais relevantes face à crescente transição para o aço 'verde' produzido com hidrogénio”.

O TransZeroWaste propõe a criação de novas rotas de reciclagem que permitam a utilização eficaz dos resíduos gerados nas instalações industriais de produção de aço – calamina, resíduos oleosos e minérios de qualidade inferior – auxiliando na continuidade do abastecimento de matérias-primas e contribuindo para uma economia circular.

A abordagem integrada do projeto visa não só a melhoria dos processos técnicos, como também a avaliação dos seus impactos ambientais e económicos, através de análises e ferramentas digitais de suporte à decisão. Neste contexto, “o ISQ desempenha um papel central, liderando a tarefa dedicada à avaliação económica e ambiental das novas tecnologias. Assim, estará encarregue da definição de um conjunto de indicadores de circularidade, que permitem medir o desempenho dos produtores na gestão dos fluxos de materiais, promovendo uma utilização mais eficiente e sustentável dos recursos, bem como pela realização da análise de Custo de Ciclo de Vida (CCV), que avalia os custos ao longo de todo o ciclo de vida dos processos desenvolvidos, oferecendo uma visão integrada dos benefícios económicos e dos desafios associados à transição para estes processos industriais mais limpos”, complementa Marco Estrela.

A par disso, o ISQ está encarregue da investigação dos diferentes cenários de transição para dois casos de estudo de implementação industrial, na Alemanha (Dillinger Hüttenwerke) e em Espanha (Celsa Barcelona), simulando a alteração dos fluxos de massa com a introdução de novos processos de peletização (a frio e a quente), briquetagem e redução direta, essenciais para a adaptação às exigências da produção de aço 'verde'. Está ainda responsável pela elaboração de modelos de negócio sustentáveis para a comercialização e a exploração dos resultados do projeto. Este contributo é essencial para que as inovações desenvolvidas possam ser rapidamente adotadas pelo setor, promovendo um impacto significativo na competitividade e na sustentabilidade da indústria do aço em toda a Europa.

REVISTAS

A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    14/04/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial