É tempo de se valorizar o telhado. Um elemento essencial que, aponta a Vellux, é por vezes desvalorizado e que pode transformar o espaço. A marca destaca o impacto do telhado no design de interiores, apresentando os benefícios significativos da 'quinta parede', como a entrada de luz natural, a ventilação e o conforto térmico e acústico, que contribuem para a funcionalidade e o bem-estar do espaço.
O conceito 'quinta parede', explica a Vellux, vem acrescentar valor ao telhado enquanto superfície interior ativa, mas também traz utilidade para a casa e design de interiores. Apesar de tradicionalmente ser “apenas” encarado como uma cobertura nacional a verdade é que “pode ser utilizado para influenciar a estética e a organização de uma divisão, sem a necessidade de adicionar paredes extras, garantindo uma maior adaptabilidade e conforto na utilização da mesma”.
Não só na criação de zonas distintas dentro do mesmo espaço, com áreas mais iluminadas para promover, por exemplo, a leitura. Por outro lado, a instalação de janelas de telhado vem trazer novas funcionalidades, como a entrada de luz natural, a melhoria da ventilação e a ligação com o exterior.
Há que refletir que “o bem-estar dentro de casa depende de três elementos fundamentais: a entrada de ar fresco, a incidência de luz natural e a conexão visual com o exterior”. Sendo que, em Portugal, esta necessidade torna-se evidente quando mais de 26% dos portugueses vive com humidade dentro de casa, e mais de 30% não consegue manter as suas casas suficientemente frescas no verão, condições que influenciam a qualidade do ambiente interior.
É neste contexto, aponta a Vellux, que a ventilação assume um papel central na criação de espaços mais saudáveis e confortáveis. Além disso, a entrada de ar fresco dentro das divisões previne a acumulação de humidade, fator essencial para preservar a saúde respiratória e o bem-estar geral de quem habita nestes espaços.
Por outro lado, a exposição à luz natural ajuda na regulação do nosso ritmo circadiano (conhecido como um conjunto de alterações físicas, mentais e comportamentais que ocorrem num ciclo de 24h, e que permitem sincronizar o ciclo dormir-acordar). Durante o dia, a sua presença permite-nos sentir mais despertos, enquanto prepara o corpo para um sono repousante à noite. Este equilíbrio reflete-se na melhoria do humor e na redução do stress.
A utilização do telhado como 'quinta-parede' contribui significativamente para uma melhoria do conforto térmico e acústico do espaço, ao garantir uma temperatura interior agradável durante todo o ano.
Como explica Almudena López, arquiteta e Specification Manager da VELUX, “a forma como utilizamos o telhado pode transformar completamente o ambiente interior de um espaço. Ao aproveitarmos o telhado como “quinta parede”, conseguimos criar zonas confortáveis, com uma temperatura estável e um maior isolamento acústico. Consequentemente, estes fatores influenciam diretamente o nosso bem-estar físico, proporcionando melhores condições para descansarmos e concentrarmo-nos, assim como o bem-estar emocional, promovendo um ambiente mais tranquilo, acolhedor e saudável.”
Além do conforto, a integração do telhado como 'quinta parede' introduz uma nova forma de pensar e utilizar os espaços interiores, ao reforçar a ligação com o exterior e valorizar a importância da luz natural. O telhado assume assim um papel ativo no design de interiores, tornando os espaços mais funcionais, visualmente apelativos e centrados no bem-estar, de quem vive, trabalha ou se diverte dentro de casa.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício