Em 1929, Barcelona acolheu a Exposição Internacional desse ano, que, para além do próprio evento, significaria para a cidade habilitar a montanha de Montjuïc como local de diversão cultural e lazer. Os edifícios construídos para a Exposição foram, durante anos, os palácios do recinto clássico da Fira de Barcelona. Agora, para comemorar o centenário da exposição, está a ser iniciada a primeira fase de um ambicioso projeto de renovação e modernização deste recinto histórico.
No passado dia 17 de março, foram divulgadas as propostas das equipas vencedoras do concurso de arquitetura, promovido pela Comissão do Centenário da Exposição Internacional de 1929, integrada pela Fira de Barcelona, pela Câmara Municipal da cidade e pela Generalitat de Catalunya. O objetivo deste projeto é converter este espaço emblemático num recinto urbano e icónico, com instalações que respondam às necessidades atuais, tanto funcionais como ambientais.
A primeira fase da remodelação deste recinto diz respeito a três palácios, com vista à sua inauguração em 2029: o novo Palácio Multifuncional, o novo Palácio de Congressos de Barcelona e o Fira Barcelona Innovation Hub.
Uma das intervenções centrar-se-á na construção de um Palácio Multifuncional, no local atual do Palácio de Congressos e do Palácio 4. A proposta, sob o nome de ‘1929 Artefacto’, foi apresentada pela equipa formada pelos arquitetos Smiljan Radic, Miquel Mariné Núñez, Beatriz Borque e Cesar Rueda Bonet.
O projeto propõe um conjunto luminoso e monumental que privilegia a transparência e a libertação das fachadas através de uma estrutura metálica leve, que sugere uma permeabilidade que lhe permitirá integrar-se no ambiente urbano. O edifício resultante terá dois andares, com um total de 20.500 m2 de área expositiva e, além disso, poderá acolher todo o tipo de eventos.
Neste primeiro lote está também incluído o anteprojeto arquitetónico de renovação do Palácio das Comunicações, o Palácio 1 (que será desenvolvido numa segunda fase), para garantir a continuidade estética entre os dois edifícios.
Além disso, uma grande passarela exterior de 2000 m2, na fachada da Avenida María Cristina, unirá os dois edifícios.
O segundo projeto vencedor prevê a construção do novo Palácio de Congressos no edifício do atual Palácio Alfonso XIII. Este projeto é obra de Forgas Architectes, Archambac (Arquitectura Sideral) e Álvaro Alejandro Fernández.
A proposta, sob o lema Umbracle`’, apresenta um grande espaço diáfano e flexível, com grande protagonismo da luz natural. As novas instalações serão construídas respeitando ao máximo a estrutura do edifício projetado por Josep Puig i Cadafalch, criando espaços como um novo acesso a partir da praça de Carles Buigas, através de um átrio e um pátio-jardim de 6.670 m2, uma sala de exposições de 3.132 m2 e um grande auditório com capacidade para 2.025 pessoas, além de várias salas polivalentes e de reuniões.
Esta proposta tem a sustentabilidade como seu leitmotiv, já que o edifício será energeticamente autossuficiente, com redução do consumo através de instalações de alta eficiência e produção de energia através de energia fotovoltaica, aerotérmica e geotérmica. Também contará com um depósito de águas pluviais.
O terceiro lote vencedor foi o destinado à remodelação do Palácio do Vestido, que acolherá o ‘Fira Barcelona Innovation Hub’, o futuro centro de inovação permanente da instituição ferial. A equipa vencedora foi formada pelo Bjarke Ingels Group e MiAS Arquitectura, que apresentaram a proposta ‘L'Avantsala de la Fira’.
O projeto prevê a construção de um edifício funcional e flexível de três andares em forma de ‘Z’, rodeado por espaços ajardinados abertos ao público. A fachada atual da Plaça Espanya e o seu conjunto de colunas serão o pórtico de entrada para os jardins.
A nova instalação combinará os projetos originais de Puig i Cadafalch e Josep Maria Jujol com estruturas modernas concebidas para acolher espaços de trabalho, salas de reuniões e um auditório para mais de 200 pessoas.
Um dos aspetos distintivos deste projeto será a nova fachada para a Gran Via, em forma de dentes de serra e com claraboias que irão alimentar com luz natural os espaços do piso superior.
A remodelação do recinto ferial de Montjuïc será realizada em duas fases. As obras da primeira fase terão início no início de 2026 e serão concluídas em 2029, coincidindo com a celebração do centenário da Expo Internacional de 1929. O investimento previsto é de 255 milhões de euros, dos quais 215 milhões serão destinados, através da sociedade Fira 2000, à construção do novo Palácio Multifuncional e do Palácio de Congressos, e 40 milhões de euros à intervenção no Palácio do Vestido, a cargo da Fira de Barcelona.
Para a segunda fase, será lançado um novo concurso arquitetónico para o projeto executivo de remodelação do Palácio das Comunicações (Palácio 1) e do Palácio da Metalurgia (Palácio 8). Desta forma, as remodelações não impedirão a manutenção da atividade ferial no recinto.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício