Foram utilizados nas fachadas os sistemas Wictec 50, Wictec 60 e Wicline 65 evo
O gabinete de arquitetura 2A Design desenhou o novo edifício de escritórios Émergence situado no bairro EuroRennes, na entrada sul da área metropolitana de Rennes, em França, que integra um ambicioso plano de regeneração urbana. A visibilidade foi um critério chave no desenvolvimento do ambiente do complexo Émercenge, que ocupa um terreno de 2.000 m², junto à estrada circular e a poucos passos do centro comercial Alma, e que se apresenta como uma nova porta de entrada para a cidade. Os sistemas da Wicona foram determinantes neste objetivo.
A conceção do projeto foi adjudicada por concurso público. O proprietário do terreno, Unibail-Rodamco Westfield, escolheu o promotor OCDL Groupe Gibore pela sua visão e compromisso com a qualidade arquitetónica para desenvolver o edifício. Posteriormente, a OCDL organizou um concurso público, no qual foi selecionada a proposta apresentada pelo estúdio 2A Design. “Ficámos impressionados com a forma como o projeto respondia ao programa urbanístico da cidade de Rennes: criar um ponto de referência, uma placa de sinalização na porta sul da cidade”, explicam Alexandre Racine e Xavier Leseur, diretor de programa e diretor de produção da OCDL Groupe Giboire.
O resultado é um complexo que aproveita ao máximo a área triangular do terreno, com 6.250 m² distribuídos por nove níveis (rés do chão + 8), encimado por uma superestrutura metálica que lhe confere o aspeto de uma joia no horizonte da cidade.
O edifício de escritórios é um novo marco no horizonte urbano. A sua forma trapezoidal, combinada com o vidro transparente e as fachadas de alumínio escuro, evoca a imagem de um diamante. O volume está claramente dividido em duas partes: a primeira, que compreende os dois primeiros pisos, parece flutuar sobre uma base totalmente envidraçada virada para uma praça ajardinada; a segunda, do quarto ao oitavo piso, parece desafiar a gravidade acima do terceiro piso, que funciona como uma linha de fratura envidraçada. Os pisos superiores erguem-se por detrás de uma malha metálica encimada por uma superestrutura na cobertura.
Para além do impacto visual, a envolvente de vidro e metal protege uma disposição interior relativamente simples, organizada em torno de um núcleo central que permite uma compartimentação flexível. Tanto para os investidores como para os futuros utilizadores, o edifício oferece um elevado desempenho em termos de eficiência energética, conforto térmico e acústico, graças, em parte, às soluções Wicona instaladas pela Aluvair.
Por outro lado, a fachada com caixilharia caraterística, que se estende do quarto ao oitavo piso, baseia-se no sistema de janelas de folha oculta Wicline 65 evo da marca, que permite grandes dimensões (painéis de 1.790 mm de largura × 3.240 ou 4.485 mm de altura, consoante a planta). Esta envolvente situa-se por detrás da estrutura metálica decorativa exterior, que funciona também como sistema de proteção solar. Para o seu fabrico, foi avaliado no local um protótipo à escala real de 4,5 m de lado. A pré-fabricação fora do local, tanto da fachada emoldurada como da superestrutura, permitiu acelerar e assegurar o processo de instalação.
Nos dois primeiros pisos foram também instaladas janelas de batente Wicline 65 evo, que atravessam o edifício em faixas contínuas de 2800 ou 2350 mm de altura, alternando uma unidade de batente (com painel opaco ou travessa) com um painel fixo, ambos com 900 mm de largura.
Em termos de desempenho, os sistemas Wicona incorporam vidros acústicos com isolamento entre 30 e 36 dB, dependendo da orientação, bem como vidros de controlo solar nas fachadas viradas a sul. O acabamento em preto profundo (RAL 9005) dos caixilhos de alumínio e da superestrutura metálica - com um brilho de 30% - reforça o aspeto escuro e angular do edifício, contribuindo para a imagem diamantina e distintiva que o edifício Émergence pretende alcançar.
Projeto: Edifício de escritórios Émergence
Lâmina oculta Wicline 65 evo
Resultados dos ensaios / Marcação CE do produto segundo a norma DIN EN 14351-1:2006+A1:201
Wictec 50 - Bastão de fachada
Resultados dos testes do sistema / Marcação CE de acordo com a norma DIN EN 13830
Wictec 60 - Bastão de fachada
Resultados dos testes do sistema / Marcação CE de acordo com a norma DIN EN 13830
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício