Milão, por si só, já seria motivo suficiente para visitar a Vitrum em setembro. Mas, além disso, o evento reunirá tendências que tornarão a visita à feira uma experiência muito enriquecedora. Entre os expositores estará o grupo Hegla, que apresentará ao vivo no seu stand tecnologia inovadora com selo alemão. Ali será possível ver soluções para o corte e manipulação automática de vidro fino, um novo sistema de corte VLS, diferentes possibilidades de tratamento a laser e o sistema ERP glass365.
Graças ao seu design elegante e ao seu peso leve, em renovações energéticas é possível substituir o antigo vidro isolante duplo por uma unidade tripla sem necessidade de trocar toda a janela. O valor U alcançado é comparável ao de uma unidade isolante convencional de três folhas. Esta combinação também oferece vantagens em edifícios novos: a construção da janela é mais estreita e leve, o que reduz a carga sobre a estrutura do edifício e as ferragens.
Até agora, o vidro fino era utilizado principalmente em aplicações técnicas, como ecrãs. O tipo utilizado nestes casos, o vidro borossilicato, oferece uma maior resistência ao calor e à quebra do que o vidro float. Ao mesmo tempo, impõe exigências mais elevadas em termos de manuseamento e qualidade das bordas.
“Um elevado grau de automatização e processos adaptados garantem, neste caso, a segurança do procedimento”, afirma Bernhard Hötger, diretor-geral da Hegla. “De tudo o resto encarrega-se uma cabeça de corte especial, que garante uma borda homogénea com elevada resistência”.
Após a transferência automática para um carro de transporte, por exemplo, é gerada uma unidade isolante com separadores TPS numa linha da Glaston. Na feira Vitrum serão apresentados o sistema de corte Galactic TG e um dispositivo de carga otimizado para vidro fino.
Pela primeira vez foi apresentada em Milão uma mesa de corte completamente redesenhada para VLS. “Pegámos no melhor das nossas linhas AdvaLam e ProLam e levámo-lo a um nível ainda superior”, destaca Bernhard Hötger. “O resultado é um sistema de corte que, em modo totalmente automático, realiza as tarefas com o máximo rendimento”.
O novo sistema tem um design modular e pode ser ampliado de forma flexível. Assim, é possível incorporar a qualquer momento um sistema de aquecimento por diodos laser ou um sistema de marcação a laser. Também é possível adicionar um segundo sistema de corte à linha do sistema.
Proteção contra o impacto de aves, transmissão de ondas de telemóvel, função de aquecimento... os sistemas de tratamento a laser da Hegla boraident permitem dotar o vidro padrão de funcionalidades adicionais. Tanto durante o fabrico como posteriormente, uma vez instalados no edifício, pode ser aplicado sobre o vidro ou a unidade isolante um desenho por impressão a laser para proteger contra o impacto de aves.
Este tratamento tem um efeito triplo: indica à ave que não pode atravessar esse espaço, interrompe os reflexos enganosos — como os de árvores ou arbustos — e gera um reflexo da luz no espectro UV que só é visível para o animal. O acabamento é feito sem danificar a superfície. Para isso, o laser transfere partículas cerâmicas para o vidro que são resistentes a arranhões, suportam as intempéries e mantêm a sua cor por mais de 20 anos.
Para garantir a receção total do sinal móvel são eliminadas com grande precisão linhas finíssimas do revestimento metálico, seguindo uma geometria específica. Além disso, é possível transformar esse revestimento em finas pistas condutoras que, ao aquecerem, evitam uma grande acumulação de neve ou a condensação de humidade. Entre as outras novidades está o tratamento a laser das bordas: sem danificar a superfície, o revestimento é removido com grande velocidade e precisão, obtendo-se uma excelente qualidade visual.
A Hegla-Hanic apresenta no seu stand o seu novo sistema ERP, glass365. Com base no Microsoft Dynamics 365 Business Central, a equipa de especialistas da Bochum redesenhou completamente o seu antigo ERP. “Isto permitiu-nos transferir as vantagens do nosso programa e a nossa experiência em vidro para uma arquitetura de software de última geração”, explica Jan Schäpers, diretor-geral da Hegla-Hanic. “Assim podemos concentrar-nos nas nossas competências-chave, enquanto os utilizadores do sistema beneficiam de uma interface moderna e de múltiplas conexões, por exemplo, com o Office 365”.
O software funciona em qualquer dispositivo, é atualizado automaticamente e pode ser ampliado para incorporar novas aplicações, produtos ou até mesmo vários centros de trabalho. A partir do Dynamics App Source é possível adicionar mais módulos. As encomendas dos clientes, por exemplo, podem ser transferidas para o sistema através da importação de dados ou através da aplicação. Também é possível ativar uma função de IA que, após uma verificação, incorpora pedidos ou encomendas ao sistema, gera análises ou até sugere ações de marketing.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício