A Vitrum 2025, feira internacional dedicada a máquinas, equipamentos e sistemas para o vidro plano e oco, regressa à Fiera Milano de 16 a 19 de setembro com uma edição que, segundo os organizadores, reposiciona o evento e marca uma evolução significativa: de uma feira para uma plataforma sistémica ao serviço de um setor em transformação.
Inovação, sustentabilidade, desenvolvimento profissional e internacionalização serão os pilares desta edição dinâmica, em linha com as necessidades dos profissionais do setor e pronta a antecipar as tendências tecnológicas e as estratégias de mercado das empresas italianas à escala global.
No final de julho estavam confirmados 153 expositores em dois pavilhões (9 e 11), com uma crescente presença internacional - mais de 30% dos expositores são estrangeiros - e a participação de 60% dos membros da GIMAV (Associação Italiana de Fornecedores de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Vidro). A presença de mais de 100 compradores internacionais de alto nível provenientes de 13 países, selecionados em colaboração com a ITA (Italian Trade and Investment Agency), reforça ainda mais as credenciais de uma feira que está a consolidar a sua identidade e a posicionar-se entre os principais eventos mundiais do setor.
“A Vitrum 2025 pretende ser uma ferramenta fundamental para destacar as capacidades produtivas e inovadoras da indústria do vidro: um ponto de convergência onde a indústria, a investigação, as instituições, a formação e a inovação se envolvem num diálogo contínuo para moldar o futuro do setor”, destaca Lucia Masutti, diretora-geral do evento. "A presença de grandes fabricantes como a Saint-Gobain e a Pilkington, de transformadores como o Glass Group, bem como a participação ativa de universidades, centros de investigação e startups, farão do Vitrum 2025 o coração pulsante de uma cadeia de abastecimento em constante evolução.
O objetivo ambicioso de Vitrum será tornar-se um ponto focal de um setor de excelência industrial à escala mundial. O primeiro ponto de referência é a indústria italiana de sistemas e tecnologias de processamento de vidro, representada pela Gimav: um setor com uma forte orientação para a exportação (mais de 70% da produção) e um volume de negócios estimado em cerca de 3 mil milhões de euros em 2024. As empresas italianas deste segmento abastecem com sucesso os mercados mundiais, com os Estados Unidos, a Alemanha, a Turquia e a Arábia Saudita entre os principais destinos, e têm um desempenho crescente também no Norte de África e na América Latina.
O segundo pilar estratégico é o mercado italiano de fabrico de vidro, que, de acordo com os dados da Assovetro, alcançou uma posição de liderança na Europa, ultrapassando a Alemanha. O setor está avaliado em 3,2 mil milhões de euros e emprega 16.526 pessoas, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Apesar da incerteza global, o setor demonstrou a sua resiliência e capacidade de recuperação, dando um contributo significativo para a competitividade do 'Made in Italy'.
A Vitrum 2025 contará com um programa completo de encontros, workshops e sessões de esclarecimento, organizados por áreas temáticas e destinados a fornecer ferramentas práticas para o crescimento e desenvolvimento. Os eventos irão centrar-se em temas-chave para o futuro do setor: educação técnica, transição ecológica e regulamentação, inovação e digitalização, e internacionalização.
Para apoiar a formação técnica dentro da indústria, haverá cursos de introdução às tecnologias do vidro plano e oco, promovidos pela Stazione Sperimentale del Vetro, juntamente com masterclasses industriais sobre serigrafia e sobre têmpera e laminação.
A transição ecológica e regulamentar, fundamental para o desenvolvimento do setor, será o foco de várias sessões-chave. Um dos destaques do salão será uma conferência sobre a descarbonização da indústria vidreira, com a participação de especialistas, instituições e empresas. Está igualmente prevista uma sessão de formação sobre CAM para a construção e sobre o diagnóstico energético na cadeia de abastecimento do vidro.
Tal como muitos outros setores industriais, o fabrico de vidro está pronto para uma grande transformação graças à inovação tecnológica e digital. Uma série de seminários, com a participação do Politécnico de Milão e de empresas e startups tecnológicas de ponta, explorará o potencial e as aplicações práticas da inteligência artificial na produção, automação, realidade aumentada e digitalização.
Por último, haverá debates de alto nível sobre a visão estratégica e o potencial de crescimento internacional do mercado italiano, com contribuições do GIMAV, Assovetro, MASE e da Agência Italiana para o Comércio e o Investimento (ITA).
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício