O projeto demonstra o potencial do alumínio circular na arquitetura temporária e reforça o compromisso com a sustentabilidade e a reutilização de materiais.
A Hydro forneceu uma fachada em alumínio reciclado para a edição de 2025 da Frieze London, uma das mais prestigiadas feiras de arte contemporânea do mundo, que decorre entre 15 e 19 de outubro, em Regent’s Park, Londres. O projeto foi desenvolvido em parceria com o estúdio de arquitetura A Studio Between e pretende evidenciar o potencial do alumínio circular na construção temporária, promovendo o reaproveitamento e a durabilidade dos materiais.
Com o objetivo de reduzir o desperdício gerado após o encerramento da feira, a A Studio Between recorreu ao Hydro Recycled Aluminium, um material com baixa pegada de carbono e totalmente reciclável.
“Estamos a assistir a uma crescente procura por materiais que reduzam o impacto ambiental e cumpram elevados requisitos técnicos. O alumínio reciclado oferece exatamente isso: desempenho, resistência e circularidade”, explica Henning Flaig, vice-presidente comercial da Hydro Extrusion Europe.
A fachada, composta por perfis de alumínio de 4,5 metros de altura, foi produzida na fábrica da Hydro em Tibshelf, no Reino Unido. Originalmente concebidos para infraestruturas de transporte, estes perfis foram reutilizados e adaptados para responder às exigências modulares e de resistência às intempéries da nova estrutura. O design permite que os componentes sejam desmontados, armazenados e reutilizados em futuras edições da feira — e, eventualmente, reciclados novamente no circuito da Hydro.
“O alumínio foi escolhido pela sua durabilidade, leveza e resistência às condições climáticas. A sua reciclabilidade permite-nos criar uma estrutura com beleza e longevidade, mesmo sendo temporária”, afirma Richard J. McConkey, fundador da A Studio Between.
O projeto dá continuidade ao trabalho iniciado em 2024, quando o estúdio britânico utilizou materiais reciclados e reutilizáveis, como placas de fibra e componentes modulares, na arquitetura dos pavilhões da Frieze. Este ano o conceito foi ampliado às estruturas de entrada e receção, reforçando a aposta na reutilização e na construção sustentável.
A iniciativa está alinhada com a estratégia global da Hydro de promover o alumínio reciclado e de baixo carbono no setor da construção. A empresa tem vindo a expandir a capacidade de reciclagem na Europa e na América do Norte, tendo já reciclado mais de 1,4 milhões de toneladas de sucata pós-consumo desde 2020. O objetivo é aumentar esse volume anual para entre 850 mil e 1,2 milhões de toneladas até 2030.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício