Mais de 300 clientes e colaboradores participaram no STRUGAL 100, um evento que este ano foi marcado pelo meio século da empresa e se centrou nos desafios de industrialização, tecnologia e sustentabilidade do setor.
Nos dias 30 e 31 de outubro a Strugal celebrou o seu encontro bienal, STRUGAL 100, reunindo profissionais do setor da carpintaria de alumínio e PVC. O evento coincidiu com o 50.º aniversário da empresa, fundada em Alcalá de Guadaíra (Sevilha) em 1975, e hoje consolidada como uma das principais empresas do setor das soluções em alumínio para a construção e a indústria.
Mais de 300 clientes e colaboradores participaram nesta edição, que combinou atividades profissionais, visitas técnicas e espaços de debate. Foram dois dias que refletiram a evolução produtiva, a potência tecnológica e a capacidade de inovação que definem a empresa.
Sob o lema geral ‘Construindo o futuro: Industrialização, Tecnologia e Sustentabilidade’, o STRUGAL 100 realizou um encontro que incluiu diversas mesas-redondas no Teatro Cartuja Center, onde foram abordados temas essenciais como a eficiência energética, a redução da pegada de carbono, a automatização de processos e a formação de pessoal qualificado.
O debate contou com a participação de representantes de empresas como a Hydro, Sauleda, Cherubini, Logits, Mecal Ibérica e Orgadata, juntamente com técnicos de diferentes áreas da Strugal. Todos concordaram na necessidade de avançar para uma indústria mais digital, sustentável e competitiva, capaz de integrar a tecnologia sem perder a proximidade com o cliente.
O programa incluiu uma visita às instalações centrais da empresa, que somam mais de 175.000 m², permitindo aos participantes conhecer de perto as prensas de extrusão de alumínio, o funcionamento do armazém inteligente, as plantas de acabamento, de maquinagem, e o centro tecnológico e logístico.
O percurso permitiu constatar como a empresa incorpora critérios de design, sustentabilidade e eficiência energética em todas as suas soluções — uma forma de trabalhar que reflete o seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua, consolidando-a como uma referência no setor.
A edição deste ano incluiu também a entrega dos Prémios ADA (Arquitetura, Design e Arte), na sua segunda convocatória. A Strugal distinguiu três projetos destacados pela sua criatividade, qualidade técnica e contributo para o design contemporâneo.
Os prémios foram entregues por Rubén Ordóñez, diretor-geral da Strugal, que sublinhou que estes galardões “refletem o compromisso com a inovação responsável, a qualidade técnica e a contribuição cultural”.
Ao longo de meio século, a Strugal passou de ser uma empresa familiar a tornar-se num grupo empresarial com presença em mais de 40 países.
A sua trajetória baseia-se na diversificação, no investimento tecnológico e numa aposta constante na qualidade e na colaboração com os seus clientes e parceiros, com o objetivo de continuar a construir um futuro mais eficiente e duradouro.
Nesta linha, a edição de 2025 do STRUGAL 100 reflete a maturidade da empresa, que avança com uma visão de futuro disposta a liderar a transformação do setor do alumínio e a reafirmar a sua identidade e compromisso com a colaboração com os profissionais e a inovação.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício