A Cushman & Wakefield (C&W) foi a responsável pelo projeto de arquitetura e pela execução da obra do novo HAVI TechHub em Lisboa, um espaço de 650 m² que marca a chegada do terceiro hub tecnológico global da HAVI à capital portuguesa, e que se destaca pela arquitetura moderna e construção eficiente no renovado Cais 5.
Instalado no edifício Cais 5, recentemente reabilitado no âmbito de uma intervenção profunda de Core & Shell, o projeto destaca-se pela aposta em soluções modernas, funcionais e alinhadas com as novas exigências de espaços de trabalho flexíveis.
A HAVI, líder mundial em gestão integrada da cadeia de abastecimento para a indústria alimentar, reforça assim a sua estratégia de expansão internacional. Fundada em 1974, está presente em Portugal desde 1993 e emprega cerca de 250 pessoas. O novo TechHub junta Lisboa a Chicago e Cracóvia na rede global de inovação digital da empresa, que prevê recrutar mais 70 profissionais e elevar para 150 a equipa baseada no país.
O TechHub ocupa o 4.º piso do Cais 5, propriedade da Signal Capital Partners. O edifício - com seis pisos de escritórios, rooftop e estacionamento - foi alvo de uma remodelação integral conduzida pelo atelier Contacto Atlântico, crucial para modernizar um ativo com vários anos e integrá-lo na nova dinâmica do Cais do Sodré, zona hoje marcada por projetos de referência como os edifícios da EDP e o renovado Mercado da Ribeira.
A intervenção no interior ficou a cargo das equipas de arquitetura e construção da Cushman & Wakefield, num modelo Design & Build que permitiu maior eficiência, prazos reduzidos e um resultado desenhado à medida das necessidades do cliente. “A colaboração estreita com a HAVI foi decisiva para o sucesso deste projeto. A confiança e o alinhamento permitiram-nos desenvolver uma proposta arrojada e diferenciadora”, sublinha João Martins Abrantes, project manager da C&W.
Espaço de trabalho pensado para colaboração e bem-estar
O novo TechHub foi desenhado para maximizar a funcionalidade e a colaboração, beneficiando de vistas amplas sobre o rio e sobre Lisboa. O open space integra uma zona de reuniões e apresentações em formato de anfiteatro, gabinetes e salas de reunião - duas delas comunicantes, podendo ser unidas num único espaço de grandes dimensões.
O projeto inclui ainda pods para reuniões rápidas, áreas informais de trabalho colaborativo, uma sala dedicada à criatividade (a brainstorm area) e uma copa com zona de convívio, reforçando o bem-estar e a interação entre equipas - aspetos hoje essenciais no desenho de ambientes de trabalho híbridos.
Entre os detalhes que marcam o novo TechHub destaca-se a pista de atletismo que percorre todo o perímetro do open space, simbolizando dinamismo e movimento contínuo - valores associados à atividade da HAVI.
Outro elemento icónico é o mural de azulejos numa das salas de reunião, inspirado na vista sobre o miradouro de Santa Catarina. A peça estabelece uma ligação subtil entre a identidade global da empresa e a cultura lisboeta, integrando a tradição cerâmica portuguesa num contexto arquitetónico contemporâneo.
Com este projeto a Cushman & Wakefield reforça a sua presença no segmento de fit-out, reabilitação e construção de espaços corporativos, enquanto o Cais 5 se afirma como um edifício renovado e preparado para acolher empresas orientadas para inovação e crescimento.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício