No âmbito da celebração do Dia Mundial da Arquitetura, que se assinala na primeira segunda-feira de outubro, este ano, a encerrar o mês das celebrações nacionais, o Conselho Diretivo Nacional e as secções regionais da Ordem dos Arquitetos, nomearam para outorga do estatuto de membro honorário da Ordem dos Arquitetos seis arquitetos, incluindo a título póstumo, uma entidade coletiva e duas personalidades de outras áreas.
O presidente da Ordem dos Arquitectos, Avelino Oliveira e a presidente da secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos, Cláudia Gaspar, entregaram o título a Miguel Rocha, membro honorário.
A cerimónia pretende distinguir pessoas singulares ou coletivas que contribuíram, de forma relevante, no âmbito dos objetivos estatutários da Ordem dos Arquitetos, no reconhecimento de uma atividade pessoal ou coletiva direta ou indiretamente ligada à arquitetura, e cujo trabalho demonstra a complexidade e complementaridade da atividade do arquiteto.
Miguel Rocha, cujo percurso profissional se destaca pela dedicação ao ensino e formação, foi o arquiteto proposto pela secção regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos.
Destaca-se o aprofundado estudo da construção em taipa e a relevante recuperação do património construído com terra. É licenciado em arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto. Possui uma vasta experiência como docente no ensino básico e profissional.
O seu trabalho inclui intervenções significativas, e o seu conhecimento técnico é vasto na construção, execução e recuperação da taipa militar no Alentejo, nomeadamente, nas obras da Fortificação Abaluartada de Campo Maior e do Forte da Juromenha. Nos últimos anos, tem desenvolvido diversos projetos em Espanha na área da recuperação de património edificado com terra. Importa destacar também a sua atividade associativa e empresarial. Possui inúmeras publicações sobre arquitetura popular portuguesa e construção e reabilitação em taipa.
A cerimónia de outorga do estatuto de membro honorário teve no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa. Receberam ainda o estatuto de Membro Honorário os(as) arquitetos(as): José Manuel Castanheira, José Manuel dos Santos Gigante, Alberto Cruz Reaes Pinto e António Porfírio de Sousa Maia.
Foi homenageado a título póstumo o arquiteto Eduardo Read Teixeira. Foram ainda distinguidas duas personalidades de outras áreas, engenheiro Danilo Matos e a historiadora Ana Isabel de Melo Ribeiro. A Fundação Bissaya Barreto foi a entidade coletiva distinguida.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício