Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Automação de edifícios pode reduzir até 35% do consumo energético e das emissões de carbono

06/01/2026
A automação de edifícios está a afirmar-se como uma ferramenta decisiva para reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono, sem comprometer a qualidade do ambiente interior nem o conforto dos ocupantes. De acordo com um artigo publicado pela Schneider Electric, os edifícios são responsáveis por cerca de 37% das emissões globais de CO₂, o que torna o setor da construção e da envolvente do edifício um alvo prioritário para a descarbonização.
Imagen

Andre Marino, senior vice president e membro da Global Industrial Automation and North American Executive Leadership Team da Schneider Electric e autor do artigo, destaca que cerca de 70% do impacto carbónico de um edifício ocorre durante a sua fase de operação, o que significa que tanto edifícios novos como existentes têm um elevado potencial de redução de emissões. Tendo em conta que se estima que 50% dos edifícios atuais ainda estarão em funcionamento em 2050, será necessário reabilitar aproximadamente 85% do parque edificado global para cumprir os compromissos climáticos internacionais.

Neste contexto, os modernos sistemas de gestão técnica de edifícios (BMS), apoiados por sensores digitais, análise de dados, inteligência artificial e serviços especializados, permitem alcançar quatro resultados fundamentais: melhoria do desempenho dos edifícios, redução de custos energéticos, maior eficiência dos sistemas elétricos e otimização das operações e das equipas técnicas.

Segundo o artigo, a integração entre sistemas de gestão de energia e os BMS possibilita uma monitorização detalhada dos consumos elétricos, facilitando a identificação de padrões anómalos, a validação de poupanças e a mitigação de riscos associados à fiabilidade energética. Já as ferramentas digitais e a utilização de inteligência artificial contribuem para a deteção precoce de falhas, manutenção preditiva e otimização contínua do desempenho energético.

O artigo apresenta exemplos concretos, como o campus empresarial Aspiria, nos Estados Unidos, que alcançou reduções anuais de 16% no consumo energético e 36% nas emissões, ou o empreendimento Origine, em França, que consome apenas um sexto da energia de edifícios sem sistemas modernos de gestão.

Para o setor da envolvente do edifício, estas soluções reforçam a importância da digitalização e da automação como pilares estratégicos na transição para edifícios de balanço energético quase nulo e na resposta às exigências ambientais e regulamentares futuras.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    22/12/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial