“O vidro de alto desempenho é essencial para reduzir o consumo energético, melhorar o conforto e a resiliência dos edifícíos”
O primeiro Plano Europeu de Habitação Acessível sublinha acertadamente a relação entre eficiência energética, resiliência e acessibilidade da habitação. A Glass for Europe, associação representativa do setor europeu do vidro plano, congratula-se com esta iniciativa abrangente e manifesta o seu apoio a uma abordagem que reconhece a necessidade de enfrentar a crise da habitação na Europa, acelerando a oferta, impulsionando o investimento e melhorando a sustentabilidade e a qualidade do parque habitacional da UE.
A propósito da publicação do Plano, Adrien Carton, diretor de Construção Sustentável e Política Industrial da associação, sublinhou que “a Europa não pode abordar a acessibilidade da habitação sem melhorar o desempenho dos edifícios onde as pessoas vivem. O vidro de alto desempenho é essencial para reduzir o consumo energético, melhorar o conforto e a resiliência, diminuir as despesas das famílias e aumentar o valor dos edifícios a longo prazo. A indústria do vidro plano insta agora as instituições da UE e os Estados-Membros a integrarem soluções de vidro de alto desempenho como um fator-chave para alcançar uma habitação acessível e energeticamente eficiente.”
Para a Glass for Europe, a indústria do vidro plano concorda plenamente com as medidas previstas no Plano para acelerar a renovação, reforçar a inovação na construção e melhorar o acesso ao financiamento. Em particular, o setor acolhe com agrado os seguintes quatro pontos:
Conforme indicado no Plano, parte da solução passa pela aplicação plena e eficaz da legislação em vigor, como a Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) e as respetivas orientações associadas. O próximo pacote de simplificação no domínio da habitação não deverá pôr em causa as disposições fundamentais da EPBD que apoiam a renovação dos edifícios e a melhoria da eficiência energética.
“À medida que os decisores políticos, os Estados-Membros e as autoridades locais começarem a implementar o Plano de Habitação Acessível, a Glass for Europe está disponível para contribuir com os seus conhecimentos técnicos e soluções práticas, nomeadamente através da nova Aliança Europeia para a Habitação, assegurando que o caminho da Europa para a habitação acessível seja também um caminho para a eficiência energética e a resiliência climática”, afirma a associação.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício