Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Associação europeia do vidro quer contribuir com soluções técnicas para a habitação

Glass for Europe aponta o vidro de alto desempenho como elemento-chave da habitação acessível

13/01/2026

“O vidro de alto desempenho é essencial para reduzir o consumo energético, melhorar o conforto e a resiliência dos edifícíos”

O primeiro Plano Europeu de Habitação Acessível sublinha acertadamente a relação entre eficiência energética, resiliência e acessibilidade da habitação. A Glass for Europe, associação representativa do setor europeu do vidro plano, congratula-se com esta iniciativa abrangente e manifesta o seu apoio a uma abordagem que reconhece a necessidade de enfrentar a crise da habitação na Europa, acelerando a oferta, impulsionando o investimento e melhorando a sustentabilidade e a qualidade do parque habitacional da UE.

Imagen

A propósito da publicação do Plano, Adrien Carton, diretor de Construção Sustentável e Política Industrial da associação, sublinhou que “a Europa não pode abordar a acessibilidade da habitação sem melhorar o desempenho dos edifícios onde as pessoas vivem. O vidro de alto desempenho é essencial para reduzir o consumo energético, melhorar o conforto e a resiliência, diminuir as despesas das famílias e aumentar o valor dos edifícios a longo prazo. A indústria do vidro plano insta agora as instituições da UE e os Estados-Membros a integrarem soluções de vidro de alto desempenho como um fator-chave para alcançar uma habitação acessível e energeticamente eficiente.”

Para a Glass for Europe, a indústria do vidro plano concorda plenamente com as medidas previstas no Plano para acelerar a renovação, reforçar a inovação na construção e melhorar o acesso ao financiamento. Em particular, o setor acolhe com agrado os seguintes quatro pontos:

  • A criação de parcerias para a melhoria da habitação e o desenvolvimento de balcões únicos que ajudem as famílias a orientar-se entre as diferentes soluções de renovação. Estes mecanismos podem facilitar significativamente a adoção de vidros energeticamente eficientes, tanto em projetos de renovação residencial como em intervenções de reabilitação à escala distrital.
  • O apoio à reconversão e renovação de edifícios existentes. Não será possível dar resposta ao vasto parque habitacional ineficiente da Europa sem a substituição e modernização sistemáticas de janelas, envidraçados e fachadas, de modo a cumprir os atuais padrões de desempenho.
  • A Estratégia Europeia para a Construção de Habitação, que promove de forma acertada métodos de construção industrializados, inovadores e com baixas emissões de carbono. Os fabricantes de vidro plano estão na linha da frente do desenvolvimento de produtos de vidro de última geração, que reduzem o consumo energético operacional e permitem a conceção de edifícios mais resistentes às condições climáticas.
  • A mobilização de investimento público e privado, nomeadamente através da nova Plataforma Pan-Europeia de Investimento. Devem ser priorizadas medidas de poupança energética rentáveis, como a substituição de janelas, de forma a maximizar o retorno social do investimento através da rápida redução do consumo energético das habitações.

Conforme indicado no Plano, parte da solução passa pela aplicação plena e eficaz da legislação em vigor, como a Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) e as respetivas orientações associadas. O próximo pacote de simplificação no domínio da habitação não deverá pôr em causa as disposições fundamentais da EPBD que apoiam a renovação dos edifícios e a melhoria da eficiência energética.

“À medida que os decisores políticos, os Estados-Membros e as autoridades locais começarem a implementar o Plano de Habitação Acessível, a Glass for Europe está disponível para contribuir com os seus conhecimentos técnicos e soluções práticas, nomeadamente através da nova Aliança Europeia para a Habitação, assegurando que o caminho da Europa para a habitação acessível seja também um caminho para a eficiência energética e a resiliência climática”, afirma a associação.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    12/01/2026

  • Newsletter NovoPerfil PT

    22/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial