Encontro reuniu agentes da cadeia de valor em Fátima
Profissionais, gestores e especialistas dos materiais de construção reuniram-se em Fátima, numa iniciativa organizada pela APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, para debater digitalização, sucessão empresarial e novas exigências regulatórias. O encontro teve como objetivo ajudar a preparar o setor para um futuro mais competitivo e sustentável.
Créditos: APCMC.
O workshop ‘Fileira Materiais de Construção beyond 2030’ reuniu, a 21 de janeiro, no Lux Fátima Park, profissionais e especialistas da cadeia de valor dos materiais de construção, com o objetivo de discutir os principais desafios do setor e definir estratégias de futuro. A iniciativa foi promovida pela APCMC, no âmbito do projeto NextGeneration MC.
O encontro centrou-se em três eixos considerados críticos para a evolução da fileira: modernização digital, gestão da sucessão empresarial e adaptação a novos regulamentos, apontados como determinantes para reforçar a competitividade e a sustentabilidade do setor até 2030 e além.
Após a receção dos participantes e a abertura institucional da APCMC, foi apresentado o projeto NextGeneration MC. Júlia Brito, da INOVA+, destacou o foco na modernização das empresas e na criação de um plano estratégico coletivo para os comerciantes de materiais de construção.
A sucessão nas empresas familiares, realidade comum entre as PME da fileira da construção, esteve em destaque na intervenção de Luísa Sá Carneiro, do Banco Carregosa, que abordou os principais riscos e soluções associados à transição geracional.
Já depois do coffee-break, o Novo Regulamento de Produtos de Construção foi analisado por Pedro Mêda, da FEUP, que explicou as implicações legais e de conformidade e o papel dos comerciantes na cadeia de valor.
O encerramento foi dedicado à digitalização dos negócios, com a apresentação de ferramentas e estratégias para o crescimento empresarial, numa sessão com contributos de José Lopes (LOBA) e Bruno Santos (ZOHO).
O workshop integrou o projeto NextGeneration MC, financiado pelo programa COMPETE 2030 – PITD, que visa apoiar a reestruturação, digitalização e sustentabilidade das empresas do comércio de materiais de construção, através de ações de capacitação, planeamento estratégico e partilha de boas práticas.


novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício