O júri do Palmarés Architecture Aluminium Technal 2026 já se reuniu para avaliar os projetos a concurso e definir os vencedores e menções honrosas das cinco categorias da edição deste ano: ‘Habitar – Moradias Unifamiliares’; ‘Habitar – Habitação Coletiva’; ‘Descobrir’; ‘Trabalhar’; e ‘Reabilitar’. A seleção foi conduzida por um painel de especialistas de referência da Península Ibérica, num contexto dedicado à inovação, à sustentabilidade e às novas práticas regenerativas na arquitetura.
O júri do Palmarés Architecture Aluminium Technal 2026 reuniu-se no dia 24 de abril, no Nest City Lab, em Barcelona, para proceder à avaliação dos projetos submetidos a concurso e à seleção das obras vencedoras, bem como das respetivas menções honrosas, nas cinco categorias em competição nesta edição.
O encontro teve lugar neste laboratório urbano dedicado à promoção de práticas sustentáveis e de hábitos regenerativos, onde foram analisadas as candidaturas às categorias ‘Habitar – Moradias Unifamiliares’; ‘Habitar – Habitação Coletiva’; ‘Descobrir’; ‘Trabalhar’; e ‘Reabilitar’.
A mesa do júri foi presidida pelo arquiteto Joan Roig, cofundador do atelier batlleiroig, distinguido em 2017 com a Medalha CSCAE, em reconhecimento da sua qualidade, rigor profissional e abordagem tecnológica e inovadora à arquitetura e ao urbanismo.
Integraram ainda o painel cinco especialistas de referência do setor em Espanha e em Portugal. Entre eles, Marina del Mármol, cofundadora e diretora do Marmolbravo Arquitectos, estúdio reconhecido pelos seus projetos de habitação coletiva, como as ‘102 habitações sociais SFJ6 em Madrid’, distinguidas no WATA (World Architecture Award) 2024 na categoria ‘Habitar – Habitação Coletiva’ e com o Primeiro Prémio COAM 2024.
Participou igualmente Alicia Casals, cofundadora do Nomo Studio, que recebeu uma menção na categoria ‘Habitar – Moradia Unifamiliar’ do Palmarés Architecture Technal 2021 pelo projeto ‘Stone House’.
O júri contou ainda com Josep Camps, professor do grau de Estudos de Arquitetura da Escola Politècnica da Universitat de Girona e cofundador do estúdio Arquitecturia Camps Felip, cujo percurso inclui vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais a nomeação para os Prémios FAD 2019, a Menção Especial nos Blueprint Awards 2019 e o Best Architects Award 2019 pelo projeto ‘Casa 011’.
A equipa foi completada por José Soalheiro, sócio e diretor do atelier Opera | Design Matters, com ampla experiência em projetos de obras públicas, incluindo universidades, hospitais, centros culturais e de exposições, entre outros, e por Francisco Lencastre, sócio da OODA – Architecture, distinguido como ‘Estúdio do Ano’ nos prémios da revista Construir 2024 e reconhecido no Architecture MasterPrize 2024 na categoria ‘Arquitetura Residencial – Multifamiliar’, com os projetos ‘Hoso’ e ‘Torre 15’, sendo este último também eleito ‘Best of Best’ entre 16 projetos excecionais.
À semelhança das edições anteriores, o Palmarés Architecture Aluminium Technal tem como objetivo distinguir os melhores projetos de arquitetura, valorizando não apenas a qualidade estética e técnica, mas também a colaboração entre arquitetos e instaladores, a excelência na execução, a criatividade e a integração de práticas sustentáveis.
Os projetos vencedores desta edição serão anunciados em breve.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício